spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Líder de aprovação para o Itamaraty chega a Florianópolis

MarketingLíder de aprovação para o Itamaraty chega a Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Curso Clio aprova 9 entre 10 novos diplomatas brasileiros.

Mais importante curso preparatório para as provas do Instituto Rio Branco (Itamaraty), o Curso Clio abre, em novembro, unidade em Florianópolis. A cidade foi uma das escolhidas pela instituição para receber uma filial em seu processo de expansão. O objetivo é democratizar o acesso à carreira de diplomata no Brasil, saindo do eixo Rio – São Paulo – Brasília.

O Curso

As aulas são telepresenciais e as inscrições já estão abertas. O curso regular terá 13 semanas de duração. Qualquer pessoa com mais de 18 anos e graduação completa em qualquer área pode prestar o concurso. O salário inicial é de R$10 mil.

Exclusivamente focado na carreira diplomática, o curso foi criado no Rio de Janeiro em 2003 e ostenta o maior índice de aprovação nas provas para o Rio Branco. De cada dez novos diplomatas, nove passaram pelo Clio, que já tem filiais em Brasília e São Paulo.

O Curso será ministrado na sede da unidade de Florianopolis, na Rua Saldanha Marinho – Centro. E as aulas começam no dia 16/11

Mais

4002 2707 (capitais e regiões metropolitanas);
0800 021 1208 para demais cidades


A CARREIRA DIPLOMÁTICA

Para se tornar um diplomata e representar o Brasil no exterior, é necessário prestar o concurso de admissão à carreira diplomática (CACD), realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr) desde 1946. A única exigência é o certificado de conclusão do Ensino Superior, qualquer que tenha sido o curso escolhido, e não há limite de idade para os candidatos. O Curso Clio dispõe de opções voltadas para todas as fases do CACD. São cursos regulares, avançados, de exercícios e até online.

Depois da aprovação no concurso, que se divide em quatro fases, o novo diplomata ingressa no Curso de Formação em Diplomacia do Instituto Rio Branco (IRBr) – instituição acadêmica internacionalmente reconhecida como de excelência – já como Terceiro-Secretário da Carreira de Diplomata, com salário inicial, no Brasil, de R$ 10.906,86. O curso tem duração de dois anos e confere o título de Mestre em Diplomacia nas áreas de Estudos Brasileiros, História Diplomática e Relações Bilaterais e Multilaterais.

O novo diplomata trabalha, inicialmente, no Brasil, podendo ser lotado futuramente em postos de qualquer parte do mundo. Com as promoções, passa aos cargos de Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro e Ministro de Segunda Classe, até chegar ao ponto mais alto da carreira que é o de Ministro de Primeira Classe, mais conhecido como Embaixador.

O concurso costuma acontecer anualmente e, até o CACD de 2005, eram abertas cerca de 30 vagas. Entretanto, a partir de 2006, houve mudanças: os CACDs de 2006 e de 2007 ofereceram 105 vagas e os de 2008 e 2009, 115. Nos dois primeiros anos de funcionamento, o Curso Clio aprovou 10 dos 60 novos diplomatas (concursos 2004/2005). Com o aumento das vagas, de 30 para 105, o curso preparou quase um quarto do total nacional de diplomatas aprovados em 2006, sendo que 90% dos classificados no Rio de Janeiro foram alunos do Clio.

No CACD 2007, o índice de aprovação nacional foi de 68%. Em 2007, foi inaugurado o Clio Brasília e, no mesmo ano, foi aberta a unidade Clio São Paulo. Em todas as unidades, são oferecidos os mesmos cursos do Clio Rio. Com o sistema de módulos independentes, o aluno não é obrigado a cursar todas as disciplinas. Um advogado, por exemplo, não precisa assistir às aulas de Direito, enquanto um economista pode optar por dispensar o módulo de Economia.

O CACD acontece em quatro etapas: um teste de pré-seleção (TPS) – com questões objetivas de múltipla escolha ou de certo ou errado de português, história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de direito e direito internacional público e noções de economia; uma prova de Redação; provas discursivas de história do Brasil, geografia, noções de direito e economia, política internacional e inglês; além de prova escrita de língua estrangeira instrumental, espanhol e francês.