“Floripa: Ilha do Silício” mostra ideias e iniciativas que tornam a cidade um dos grandes polos do setor em todo o país. A série vai ao ar de 23 ao dia 25 de Julho, no Jornal do Almoço.
Florianópolis é reconhecida por suas praias, paisagens, altos índices de educação e segurança. Conforme a cidade foi diversificando suas atividades econômicas, também se tornou referência quando o assunto é tecnologia e inovação. O município tem, atualmente, a maior concentração de startups do país proporcionalmente ao número de habitantes. Também por isso, Floripa recebeu o apelido de “Ilha do Silício” – em alusão ao Vale do Silício nos EUA – região que concentra as maiores startups do mundo.
A cidade acaba de ganhar o título de capital com o maior potencial de desenvolvimento de novos negócios dentro da economia criativa – que envolve setores como moda, entretenimento, esportes, eventos e, é claro, tecnologia. O resultado disso é que a indústria da tecnologia já supera a do turismo na região.
A série destaca aplicativo criado por startup de Florianópolis que já é usado por agentes de saúde em dez estados do país; as empresas que apostam em estudantes com ideias inovadoras e porque a capital catarinense está atraindo investidores e corporações de vários cantos do Brasil. Além disso, também mostra que o setor de tecnologia cria mais de 2 mil vagas nas mais diferentes áreas e como a parceria entre universidades e centros tecnológicos tem impulsionado uma nova geração de empreendedores em Florianópolis.
O especial “Floripa: Ilha do Silício” tem reportagem de Kíria Meurer, edição e produção de Mário César Gomes, imagens de Jean Carlos, edição de imagens de Allan Postal e Helena Gonçalves, auxílio técnico de Jhonathan Martins e arte de Thiago Kauê.
A produção será exibida durante o Jornal do Almoço, na NSC TV, e também será disponibilizada no G1 SC.
SERVIÇO
“Floripa: Ilha do Silício”
O quê: Série sobre a indústria da tecnologia da informação em Florinópolis.
Quando: 23 a 25 de julho. Das às 11h45 às 13h.
Onde: Jornal do Almoço, na NSC TV.