Em palestra para 1,2 mil comerciários da Capital, empresário deu dicas certeiras para dar um “show de vendas” nos próximos meses
Um público de 1,2 mil pessoas lotou o auditório do Centrosul na noite de quarta-feira (4) para acompanhar a empolgante apresentação de Eduardo Tevah, consultor de varejo e proprietário das lojas Tevah, uma das maiores redes de moda masculina da região Sul. Na palestra “Dê um show de vendas nessa temporada”, organizada pela CDL de Florianópolis, o empresário instigou a plateia composta por vendedores e outros colaboradores do comércio a tentar novas abordagens de venda e dar o máximo de si na hora de atender o cliente. Além de promover a qualificação do varejo local, o evento também arrecadou em torno de 1,2 mil caixas de leite e brinquedos.
Durante a palestra, Tevah retratou situações comuns do dia a dia do varejo e deu dicas para transformar um atendimento apenas “direitinho” em um verdadeiro show de simpatia e competência. “O foco do nosso negócio não é o produto. Comprar e vender é uma arte de relacionamento humano”, definiu o palestrante. De acordo com ele, é importante ter em mente que o profissional de vendas existe para dar segurança para o cliente comprar. “Os dois primeiros minutos são decisivos. Portanto, quando o cliente entrar na loja, esteja ligado! Sorria e faça as perguntas certas para saber o que interessa a ele e personalizar os argumentos de venda”, aconselhou o empresário, ressaltando que o compromisso com esse tipo de atitude em toda a equipe é que fará a diferença nos resultados da loja.
Para os gerentes, Tevah destacou a importância de manter um ambiente agradável na área de vendas, com pessoas atenciosas e felizes em servir. “O mundo anda muito estressado. Transforme sua loja em um oásis em meio a um deserto de indiferença e – principalmente – demonstre gratidão ao cliente que sua vida vai mudar”, recomendou. Mas não pense que ele será fiel à sua loja para sempre. Para o palestrante, o acirramento da concorrência no varejo fez que o conceito de fidelidade se tornasse ultrapassado. “Preocupe-se em tornar sua loja uma das preferidas do consumidor. Sai a fidelidade e entra em cena a preferência”, concluiu.