spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Inaugurada nova base para prática de Canoagem Havaiana em Florianópolis

EsportesInaugurada nova base para prática de Canoagem Havaiana em Florianópolis
spot_img

Mestrado em Economia será novo curso de pós-graduação da Udesc Esag

Universidade agora tem um ano para implantar o curso A...

Presentes de Natal que cabem no bolso

Confira cinco sugestões criativas e acessíveis para encantar neste...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Foi inaugurada neste domingo, 2, mais uma base da Kanaloa Va'a (Canoagem Havaiana) em Florianópolis, na Beira-mar Norte, ao lado das quadras de areia. A inciatica é da prefeitura. 

O clube já estava presente em endereços na Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Lagoa do Peri, Coqueiros e Ibiraquera. A partir de segunda, a base irá operar com turmas diárias de segunda a sábado e com passeios aos finais de semana.

O esporte Canoagem Havaiana, Canoagem Polinésia ou Va'a como é conhecido pelos praticantes, está em franco crescimento no país e já conta com mais de 150 clubes. 

 História

Conhecidas no Triângulo Polinésio, Ilhas do Hawai'i, Aotearoa (Nova Zelândia) e Rapa Nui (Ilha de Páscoa), por Va'a, as Canoas Havaianas ou Canoas Polinésias foram as grande responsáveis pela conquista e ocupação de milhares de ilhas no Pacífico, formando a Nação com maior distribuição na Terra. Datadas de mais de 3.000 anos, sua prática é permeada por valores e ritos milenares de respeito mútuo e à natureza e ao oceano, se assemelhando em muitos às Artes Marciais. Em verdade na Polinésia as Canoas formavam o centro da sociedade, sob os cuidados dos Núcleos de Guerra (Koa).

Seu design exótico formado por um longo casco de 13,60m com um estabilizador lateral amarrado em seu bordo esquerdo, foi o que possibilitou os Polinésios a viverem no mar. Sendo também o símbolo de Pono, equilíbrio, entre as energias masculina representada pelo casco e a feminina pelo estabilizador, o mesmo que o Yin e o Yang. O casco é forte e protegerá os remadores das intempéries do mar, enquanto o estabilizador é leve, flutua, afunda e voa sobre as águas, nunca se opondo ao mar."