Entulho acumulado em um dia de paralisação chegou a quase 70 toneladas.
Quase 70 toneladas de lixo ficaram acumuladas na ruas do Centro de Florianópolis por causa da paralisação dos funcionários da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) na terça-feira. Segundo a assessoria da Comcap, até o meio-dia desta quarta-feira foram recolhidas 18 toneladas. O presidente da instituição, Ronaldo Freire, montou uma força tarefa para recolher,até o fim do dia, mais 50 toneladas.
As coletas do roteiro de quarta-feira estão sendo feitas normalmentes nos bairros da cidade. Porém, o lixo acumulado nas regiões que tinham coleta para terça-feira, dia da greve, só serão retiradas nesta quinta-feira.
Acordo pós greve
A greve foi encerrada nesta quarta-feira após fecharem um acordo salarial e de benefícios, em reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público em Florianópolis (Sintrasem), a diretoria da Comcap e representantes da prefeitura da Capital.
Os trabalhadores da Comcap conseguiram reajuste salarial pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) integral de 4,45%, mais o ganho real de 2,63% sobre os vencimentos dos 1,2 mil empregados.
O vale-alimentação foi reajustado em 9,9%, passando de R$ 11 para R$ 12 por dia trabalhado.
Os funcionários também terão licença especial a cada três anos (um mês remunerado além das férias), incentivo à educação, com 4% de gratificação sobre o salário-base pela conclusão do Ensino Fundamental e/ou Médio, além de aumento da licença paternidade em um dia — que será de cinco dias úteis.
Outro benefício foi a negociação sobre aprovados no concurso público de 2008. Ficou acordado que, durante a contratação de verão, serão aproveitados 25 garis, 25 auxiliares operacionais e oito motoristas aprovados no concurso, o que pode aumentar o efetivo da Comcap em 58 pessoas.
A partir de abril de 2010, a Comcap comprometeu-se a concluir um estudo sobre a necessidade de pessoal na área administrativa e técnica para lançamento de novo edital de concurso público.
(DC, 04/11/2009)