Um relatório elaborado pela Reviewr, startup especializada em gestão de avaliações e reputação online do Brasil, mostra que dos 30 pontos turísticos de Florianópolis que são monitorados, o Mercado Público foi o local que mais recebeu avaliações. Foram 301 no total. Em segundo lugar, está o Parque de Coqueiros com 136 menções, e em terceiro, o Trapiche de Canasvieiras, com 54 menções. Esses dados são referentes ao período 4 de junho a 10 de julho. O acompanhamento é feito pela Prefeitura de Florianópolis, por meio do relatório, que é emitido semanalmente.
Reviews são as avaliações realizadas por pessoas do mundo todo sobre restaurantes, hotéis e atrações turísticas. Sites como TripAdvisor, Google, Booking, Facebook, entre outros, reúnem esses depoimentos para que as pessoas possam analisar antes de decidir pela compra ou consumo de um produto ou serviço. Esse serviço de monitoramento de avaliações foi cedido pela Reviewr à Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Florianópolis, por meio da rede solidária Somar Floripa. O objetivo é proporcionar ao poder público municipal, a identificação das necessidades dos visitantes. Os sites de onde as informações foram retiradas são: Yelp, Facebook, Google, TripAdvisor e Foursquare.
Pelo sistema da Reviewr é possível emitir um comparativo com períodos anteriores ou específicos. “Com essa ferramenta, o poder público municipal consegue estabelecer um panorama geral dos pontos turísticos, providenciar melhorias e aprimorar a experiência do usuário,” afirma o superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinícius de Luca Filho.
Mais tecnologia a favor do turismo em Florianópolis
Com o uso de Internet das Coisas, por meio de beacons, (dispositivos de localização que se comunicam por bluetooth com os smartphones), a plataforma Smart Tour Brasil, um dos projetos apoiados pela Lei Municipal de incentivo à Inovação, fornece informações turísticas multi-idiomas por proximidade do usuário ao atrativo turístico onde o beacon está instalado. O acesso pelos turistas a essas informações, geram dados em tempo real como: número de visitantes em determinado local, gênero e idade do usuário, número de compartilhamentos nas redes sociais, dias da semana de maior fluxo e tempo de permanência no local, criando assim um mapa turístico em tempo real da região.
Com os dados é feita uma pesquisa relacionada a demanda do segmento de forma prática e de baixo custo. As informações são armazenadas em uma plataforma e os relatórios são repassados aos observatórios de secretarias de Turismo dos municípios onde a Smart Tour Brasil atua. Para a gestão pública, as informações geradas por meio do aplicativo se tornam uma importante ferramenta para tomada de decisões mais rápidas e eficientes e de auxílio na implantação de políticas públicas e ações efetivas para o setor.
Conheça os 30 pontos monitorados pela Reviewr
Mercado Público
Parque de Coqueiros
Trapiche de Canasvieiras
Parque do Córrego Grande
Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Parque da Luz
Catedral Metropolitana
Praça XV
Ponte Hercílio Luz
Museu Cruz e Sousa
Trilha das Piscinas Naturais
Jardim Botânico do Itacorubi
Dunas da Joaquina
Parque Estadual do Rio Vermelho
Praia Mole
Santo Antônio de Lisboa
Lagoa do Peri
Praia Brava
Jurerê Internacional
Praia da Lagoinha do Leste
Ilha do Campeche
Praia do Forte
Caminho de Naufragados
Praia da Joaquina
Largo da Alfândega
Rodoviária Rita Maria
Costa da Lagoa
Ilha dos Ratones
Projeto Tamar
Trilha do Morro do Rapa