A inauguração da sede do Grupo Pasquini em Itajaí foi um verdadeiro brinde às qualidades que Santa Catarina tem e que foram reconhecidas pela empresa: o maior polo têxtil e um dos maiores centros tecnológicos do Brasil. O grupo investiu R$ 20 milhões para instalar-se em terras catarinenses com uma fábrica de 25 mil m². Ao todo, estão sendo gerados 4 mil empregos diretos e indiretos. Entre os convidados da festa de inauguração, no Belvedere Beach Club, em Itajaí, estavam empresários do setor têxtil, autoridades, imprensa, influenciadores digitais, convidados e as presenças VIP dos atores Klebber Toledo e Camila Queiroz, casados na vida real e personagens na novela Verão 90.
“Assim como o Grupo Pasquini está chegando em Santa Catarina, essa é a primeira vez que eu e o Klebber estamos visitando o Estado como casal”, revelou Camila, lembrando que a dupla, casada há sete meses, já fez campanha para a marca Acostamento no ano passado.
Durante a festa, os convidados puderam ter uma experiência 3D e, com óculos especiais, fazer uma visita virtual às instalações da nova fábrica. O vídeo institucional, que será veiculado em rede nacional, foi apresentado em primeira mão. Um dos pontos altos da noite foi o desfile da coleção Primavera-Verão 2020 da grife premium Acostamento.
O Mediterrâneo foi a inspiração. Banhado por uma paleta de azuis e verdes e respingos de suco de romã, o resultado foi uma coleção fresca e fluída com estampas democráticas e de personalidade. Cercado por três continentes, a importância da terra apareceu nas texturas rochosas e a arquitetura referenciada através dos materiais e elementos naturais. A coleção é uma brisa leve, porém intensa, de dias de sol e noite de luzes, como em uma viagem pela infinidade do mediterrâneo.
“Achei a coleção linda, desde as texturas, o brilho e as cores. É democrática, para todos os tipos de corpos e deixa a mulher ainda mais feminina”, avaliou Camila. Klebber concordou com a esposa e completou: “A coleção masculina está incrível, dá pra usar em qualquer ocasião. Eu vou usar”.
Sobre o casamento, Klebber diz que os dois se encontram bem menos agora que estão gravando a mesma novela do que antes. “A gente quase não se vê. Nunca estamos satisfeitos com o tempo que passamos juntos. E isso acaba sendo bom”.
Perguntados se, assim como o Grupo Pasquini, eles têm plano de expansão da família, Camila respondeu rápido. “Temos vontade, mas temos que esperar chegar a hora certa”.
Novidades na expansão
Além dos 3 mil pontos de venda já existentes no Brasil, a Pasquini tem ainda no seu planejamento a abertura de lojas conceito em diversas cidades estratégicas do país. Uma loja em Santa Catarina já está prevista para esse ano.
“Santa Catarina tem muito know how de mão de obra especializada, universidades, fabricantes, fornecedores de etiquetas, de aviamentos, de tecidos, enfim, tem o ambiente perfeito para esse novo momento de expansão da empresa, que quer dobrar de tamanho em cinco anos”, falou o vice-presidente Delton Batista, adiantando que já há conversas de oportunidades em países estratégicos da América Latina e que o planejamento inclui a abertura de uma unidade empresarial na China.
Para setembro deste ano está prevista também loja no novo Outlet Guarulhos e, para os próximos dois anos, em Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
“Nos últimos três anos, a empresa tem crescido no ritmo de 30% e acreditamos que isto tem a ver, principalmente, com a sintonia em relação ao mercado. Oferecemos um completo portfólio de moda atual, conectado com as principais tendências mundiais”, completa Delton.
Para se ter uma ideia do crescimento da empresa, enquanto o setor têxtil e de confecções deve ter um crescimento de 3% no volume de produção e de 3,5% no volume de vendas no mercado interno em 2019 (segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Abit) o Grupo Pasquini projeta manter o ritmo dos últimos três anos e crescer 30% ainda em 2019.
Durante o evento, o presidente do Grupo Pasquini, Raritom Pasquini, lembrou, emocionado do passado e surgimento da marca Acostamento. “Há muito tempo, eu saia para vender roupas e sempre parava no acostamento para rezar, desejando que tudo desse certo. Tenho muito a agradecer a todos e a meu pai, meu herói”. Raritom é filho de Antonino Pasquini, presidente do Conselho do grupo.
A Pasquini, que completa 25 anos de atuação, investe fortemente em big data, machine learning e inovações tecnológicas. Para tanto, já conta com empresas catarinenses no processo de transformação em uma indústria da moda mais conectada aos consumidores, como a Deepen, expert em análise de dados através de big data, inteligência artificial e ferramentas preditivas; a SizeBuy, especialista em tecnologia para e-commerce; e a GoFind, especializada em conectividade e rastreabilidade através de machine learning.
Acostamento
A marca fashion Acostamento, com portfólio completo de roupas, calçados e acessórios para os públicos masculino, feminino, kids e young, vai estar presente em eventos que reúnem público de todo o Brasil. Como a Green Valley, eleita sucessivamente umas das 3 melhores casas de música eletrônica do mundo, o Villa Mix 2019 SC, maior evento de música sertaneja universitária do sul do país, e o Folianópolis, maior evento privado de entretenimento de Santa Catarina. “A marca Acostamento Young é a nova parceira do Instituto Guga Kuerten, de forma que nossa coleção para este público teen terá parte da comercialização destinada às ações sociais e de inclusão do IGK”, conta Delton.
Ele explica que o novo posicionamento, “Você, sem limites”, tem como foco proporcionar empoderamento e atitude ao público e faz parte de um projeto piloto nacional de divulgação da marca, que envolve ainda as diferentes plataformas digitais da Acostamento. "A Pasquini seguirá à frente das principais tendências em moda e lifestyle", conclui.