A comemoração dos 40 anos de pintura de Vera Sabino, iniciada com criação de uma réplica de seu ateliê na Fundação Cultural Badesc, em setembro, entra agora numa nova etapa, com exposição e lançamento de livro na Helena Fretta Galeria de Arte no dia 5 de novembro, quinta-feira, às 19 horas.
A data será celebrada com a mostra de 40 obras inéditas e projeto de arte educação para 15 escolas. Denominada “Vera Sabino, 40 Anos de Arte”, a exposição também dá nome à publicação, um híbrido de livro e catálogo.
Organizada por Semy Braga e com 80 páginas, a obra faz uma abordagem documental na primeira parte, com um registro da trajetória da artista, críticas, e os prêmios recebidos por Vera. Na segunda parte, há um catálogo com os quadros da exposição comemorativa.
Embora tenha produzido as telas exclusivamente para a exposição 40 anos, Vera não foge de seu tema recorrente, e demonstra sua relação intensa com a cultura de Florianópolis, a cidade onde nasceu e sempre viveu.
O envolvimento com o imaginário ilhéu vem desde criança, quando ela ouvia dos pescadores na praia da Armação do Pântano do Sul histórias de baleeiras aladas, cheias de bruxas, boitatás e metamorfoses.
Vera adotou e recriou o reino fantástico da sua infância e consolidou uma obra cujo repertório privilegia as imagens de santos, flores, vasos, mulheres, peixes, e folclore, sempre em tom onírico. Entre os santos, São Francisco de Assis e Santo Antônio tem sua preferência especial.
Além da exposição e livro-catálogo, o desfecho dos 40 anos da carreira de Vera deve ter um último capítulo no final do ano, com a publicação de “As multifaces do retrato: A relação vida e obra em Vera Sabino”, de Micheline Raquel de Barros. Em seu estudo, a autora aborda principalmente os retratos de mulheres na obra de Vera, como as bruxas, as rendeiras, as sereias e as madonas, analisando o sagrado e o profano na gramática da artista.
É também Micheline quem vai cuidar do projeto de arte educação de Helena Fretta, que comemora 20 anos de galeria em 2009, e desde o início em parceria com Vera Sabino. Estudantes de 15 escolas de Florianópolis vão fazer visitas e receberão material didático sobre a exposição. Micheline vai ministrar também uma oficina para professores de ensino fundamental sobre a obra de Vera.
Para a noite de abertura da exposição Vera Sabino, 40 Anos de Arte, está prevista uma apresentação do Terno de Reis e Cantoria do Divino Espírito Santo com o conjunto LIli da Rebeca e participação especial do violonista Fernando Sulzbacher.
O QUÊ: Lançamento do livro e abertura da exposição “Vera Sabino 40 Anos de Arte”. QUANDO: Dia 5 de novembro, quinta-feira, às 19 horas. Visitação até 5 de dezembro, de segunda a sexta, das 9 às 18h30, e aos sábados, das 9 às 13 horas. ONDE: Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis, tel.: (48) 3223-0913. QUANTO: Entrada franca.
CONTATO:
Vera Sabino
(48) 3223-2875, 8407-9058
Helena Fretta
(48) 3223-0913, 3028-2345, 8408-2345
Micheline Raquel de Barros
(48) 3249-6980, 9932-0309