Está chegando a hora da Copa América 2019! O Brasil entra em campo no próximo dia 14 de junho, diante da Bolívia, no Morumbi, em São Paulo. Além de torcer pela Seleção Canarinho, aprenda mais aqui como escolher o melhor time. Falta pouco menos de um mês e meio para competição continental, mas você, torcedor brasileiro, lembra quando foi a última conquista verde e amarela? Boa oportunidade para recordar todas as oito conquistas da pentacampeã mundial.
A primeira taça que veio pro Brasil na competição foi em 1919, na terceira edição do torneio. O Brasil derrotou o Uruguai, que havia vencido as duas primeiras edições, pelo placar de 1 a 0, na grande decisão (jogo de desempate). O único gol, marcado no segundo tempo da prorrogação, foi anotado por Friedenreich, que se tornaria o artilheiro, com 4 gols, ao lado de Neco, também do Brasil.
A Seleção voltou a conquistar a taça na sexta edição, em 1922, dessa vez com mais tranquilidade. 3 a 0 frente ao Paraguai, também na disputa de um jogo desempate após as seleções ficarem empatadas no turno único.
Depois disso, um longo jejum. O grito de Campeão ficou guardado até 1949, novamente contra o Paraguai na decisão, novamente em jogo de desempate após igualdade no turno único. Dessa vez, um diferencial: triunfo por 7 a 0, com três de Ademir, dois de Tesourinha e dois de Jair.
Novamente um jejum para a próxima conquista, que assim como as outras vitórias, só veio quando foi disputado em solo brasileiro. A quarta taça veio em 1989, após o Brasil liderar a fase final com três vitórias em três jogos.
O penta e o hexa vieram de forma consecutiva, em 1997 e 1999, derrotando Bolívia por 3 a 1 e Uruguai por 3 a 0, respectivamente.
E por fim, novamente o torcedor Brasileiro pôde comemorar de forma consecutiva a sétima e oitava taças. Em 2004, Adriano Imperador salvou o Brasil com gol nos acréscimos diante da Argentina, em clássico quente. A partida foi pra decisão nas penalidades máximas, D’Alessandro e Heinze erraram e a Canarinho ficou com o título.
Em 2007 foi a vez de encarar novamente os hermanos, dessa vez a taça veio de forma mais tranquila. O Brasil não deu chances e venceu a Argentina por 3 a 0, com gols de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves.
A chance de buscar a nona taça vem agora sob comando de Tite. Nas últimas três edições o Brasil decepcionou e sequer alcançou a decisão da competição. Em 2011 o título ficou com o Uruguai e em 2015 e 2016 o Chile conquistou as suas primeiras duas taças, batendo a Argentina nas duas ocasiões, sempre em decisões nos pênaltis.
A busca é por encurtar a vantagem de taças conquistadas pelo Uruguai e Argentina. Enquanto La Celeste é a maior campeã da competição, tendo levantado o troféu 15 vezes, a albiceleste vem logo atrás, com 14 conquistas, mas com um grande jejum nas costas: desde 1993 sem taça.