A rota gastronômica de Coqueiros, região continental de Florianópolis, recebe a partir desta sexta-feira, 1º de fevereiro, a nova unidade do Restaurante Ostradamus. O empreendimento fundado pelo chef Jaime Barcelos, e que tem mais de 22 anos de sucesso, chega na região para se tornar um dos novos destinos de experiência e gastronomia da orla.
Localizado de frente para o mar, na Praia do Meio, o Ostradamus Coqueiros é fruto de uma parceria entre Jaime Barcelos e Juliana Sales, grandes empresários de sucesso do ramo de restaurantes na Capital Catarinense.
Com 550 metros quadrados de área construída, o restaurante apresenta todo o conforto e a modernidade aliado com a tradição e história herdada pelo legado do Ostradamus inaugurado em 1997. O espaço conta com hall de espera e petiscaria, jardim interno, cozinha aberta com total transparência dos preparos, mezanino com vista para o mar, deck frontal, adega subterrânea com capacidade para 1500 garrafas de vinho. Uma das exclusividades da casa é a peixaria, onde o cliente é convidado a apreciar peixes frescos, ostras vivas no depurador e aprender técnicas de como abrir as ostras com profissionais qualificados.
Jaime Barcelos e o Ostradamus
Manezinho da Ilha, Jaime José de Barcelos, começou a vida com uma oficina mecânica de automóveis na região do Ribeirão. Em 1997, aproveitando o bom fluxo de turistas nas temporadas de verão que vinham conhecer a Freguesia do Ribeirão da Ilha, com seu patrimônio arquitetônico preservado repleto de edificações coloniais portuguesas bem conservadas, onde podiam encontrar costumes e traços culturais muito peculiares, Jaime resolveu transformar a oficina em uma lanchonete, oferecendo sorvetes, cachorro-quente, caldo de cana e água de coco.
Com o crescimento da produção de ostras e a procura das mesmas por turistas e moradores do Ribeirão, fez com que Jaime resolve-se mudar o caminho iniciado. Trabalhando com a esposa e a avó, resolveu ampliar a antiga construção e começou a servir ostras ao natural, ao bafo e gratinadas. Assim iniciava-se a nova fase de belíssimas e inéditas inspirações com o nascimento do Restaurante Ostradamus, um dos primeiros a servir ostras na região Sul da Ilha de Santa Catarina.
Originalmente as ostras nativas eram extraídas das pedras onde se reproduziam. Depois, foram sendo substituídas pelas Ostras do Pacifico e incrementadas com a tecnologia de cultivo. A partir de 2012, Jaime iniciou o próprio processo de cultivo com a Fazenda Marinha Ostradamus, tendo toda produção acompanhada diariamente por profissionais habilitados.