Foi em 29 de novembro de 2016 que 71 pessoas morreram em um acidente com o voo 2933, da empresa LaMia. Por volta das 2h58 da madrugada (horário de Brasília) o avião caiu na cidade La Unión, na Colômbia, em um local que se chamava Cerro Gordo, mas que agora se chama Cerro Chapecoense.
Das 77 pessoas a bordo, apenas 6 sobreviveram. Morreram 19 jogadores da Chapecoense, 9 dirigentes do clube e dois convidados, além de 20 profissionais da imprensa e sete tripulantes.
O avião levava a delegação da Chapecoense para o primeiro jogo da final da Copa Sulamericana de 2016 contra a equipe do Atlético Nacional. Após a tragédia, a equipe colombiana fez questão de permitir que o titulo do torneio fosse entregue para a equipe catarinense.
O relatório final sobre o acidente confirmou que a causa da queda foi falta de combustível. Também ficou confirmado que a empresa aérea LaMia não seguiu as políticas internacionais de combustíveis e optou por voar com menos combustível do que o necessário para conclusão da viagem com segurança. Ficou comprovado também que a irresponsabilidade era pratica rotineira da empresa aérea.
A tragédia gerou comoção mundial e homenagens foram feitas em vários países.
Nesta quinta-feira, 29 de novembro, a Chapecoense postou uma homanagem em sua página no Facebook: