spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img

Samba de Terreiro Florianópolis fará apresentação especial nesta segunda-feira no Centro

VariedadesSamba de Terreiro Florianópolis fará apresentação especial nesta segunda-feira no Centro
spot_img

Cooperativa dá dicas para compras conscientes na Black Friday

São orientações para aproveitar promoções sem comprometer as finanças Às...

Banda do Corpo de Bombeiros Militar/SC faz apresentação especial de Natal no Jurerê OPEN

Programação temática neste final de semana terá ainda contação...

Amazon Music revela os “Melhores do Ano” com os artistas que mais se destacaram em 2024

Lauana Prado, Pabllo Vittar, Isadora Pompeo, Zé Vaqueiro, Ferrugem,...
spot_img

Compartilhe

Nesta segunda-feira, das 18h às 20h, ocorre a 20ª apresentação do Projeto Samba de Terreiro, na Escadaria do Teatro da Ubro, no Centro de Florianópolis. A iniciativa, aberta ao público, tem apoio oficial da  Fundação Cultural Franklin Cascaes e Prefeitura.
 
Ao todo, são cerca de 40 pessoas envolvidas diretamente com o projeto “Samba de Terreiro”, que surgiu com a intenção de preservar e divulgar a memória de uma das manifestações culturais musicais tocadas, cantadas e dançadas – inicialmente nos terreiros e, depois, nas quadras das escolas samba do Rio de Janeiro e de Florianópolis a partir dos anos de 1930. 
 
Histórico 

“Samba de terreiro, ou samba de quadra, é a raiz do samba de Florianópolis. Antigamente, os nossos sambistas traziam samba do Rio de Janeiro para cá, tendo como destaque o saudoso sambista Abelardo Henrique Blumemberg, o Avevouz, que também era compositor. Para eles, o samba nasceu no bairro do Estácio, lugar onde também surgiu a primeira escola de samba”, explica o historiador de samba Carlos Raulino, um dos coordenadores do projeto. 

Ele destaca que uma das principais características do projeto é o respeito à execução e andamento dessa modalidade do samba. “Também é uma roda aberta a novos talentos, desde que entendam a hierarquia do sambista: respeito aos mais velhos e a preservação da memória do samba e das Velhas Guardas”.

O “Samba de Terreiro” tem como finalidade manter a roda de samba com inspiração no que era tocado ou cantado nos terreiros das escolas de samba e não são admitidos instrumentos ou releituras que levem a outros ritmos do próprio samba. A roda de samba valoriza uma maneira de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, além de valorizar os guardiões da Velha Guarda.

Antes da apresentação das músicas, os coordenadores iniciam cada roda com a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra e o objetivo do projeto. Entre os compositores que fizeram história, estão nomes como Silas de Oliveira, Noel Rosa de Oliveira, Dona Ivone Lara, Chico Santana, Paulo da Portela, Padeirinho e Cartola.

SAMBA DE TERREIRO FLORIANÓPOLIS 

Local: Escadaria do Teatro da Ubro, centro de Florianópolis

Data:10/12/2018

Horário: das 18h às 20h

Participação aberta ao público

Evento no facebook:

https://www.facebook.com/events/571489449963312/