O clima de Halloween toma conta do Emporium Jazz.
A palavra “Halloween” tem a sua origem na igreja católica e vem da contracção feita de maneira errada da expressão “All Hallows Eve” que significa Dia de Todos os Santos, uma reverência aos santos mortos (que se comemora a 1º de Novembro).
Essa referência misturou-se às tradições célticas vindas da Irlanda por volta do século V a .C., onde o verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro. Essa data era comemorada com um feriado denominado “Samhaim”. Neste dia, todas as bruxas, demônios e espíritos dos mortos se reuniriam para uma grande festa.
Ao longo do tempo, o medo que a festa causava foi sendo esquecido e ela transformou-se numa brincadeira para as crianças. A tradição foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses e popularizou-se no final do século XIX, quando as crianças passaram a sair às ruas batendo de porta em porta e dizer “tricks or treats” (travessuras ou doçuras).
Por coincidência ou não, o encerramento dos almoços festivos dos sábados que acontecem todo ano durante o inverno, termina no Halloween, para nós tupiniquins, traduzido com dia das Bruxas.
Como estamos na ilha das Bruxas, e o ditado que diz que de poeta, medico e louco todos têm um pouco, caberia aqui incluir que de Bruxo todos nós temos um pouco também, e alguns tem muito, principalmente quando se trata de poções, afinal a cozinha é um dos lugares preferidos da bruxa, pois a culinária nada mais é do que a transformação mágica dos ingredientes.
E eu como cozinheiro que sou, tenho muito de bruxo, e como todo bruxo tem seu gato Mefistófoles como braço direito, além de minha gata-esposa como cúmplice, eu convidei a gata-bruxa Witti para dividir o caldeirão de feitiçarias comigo em receitas que são adaptações de poções para atrair o amor.
Emporium Jazz se despede em grande estilo
A temporada enogastronômica do Emporium Jazz edição 2009, encerra neste fim de semana, junto com o mês de outubro. O Emporium festeja mais uma edição de sucesso deste projeto e promete voltar a movimentar as tardes de sábado na Ilha, em 2010.
Na última edição do evento quem assina a gastronomia do evento, é o chef de cuisine André Vasconcelos, do Bistrô Muito Além do Jardim, que será assessorado por Witti Witthinrich, mais a esposa do André, a Fafá. A degustação de vinhos será orientada por Fabio Gagliotto e o som da tarde ficará a cargo do Gustavo Barreto & Sociedade Soul.
A partir de novembro você pode matar as saudades da turma com o melhor happy hour de Florianópolis e as noites do Emporium que sempre contam com atrações diferenciadas.
Confira o cardápio deste sábado especialmente preparado para dar até logo ao Emporium Jazz .
Entradas
Escondidinho de cauda de lagosta ou Escondidinho de frescal de cordeiro, com Creme de abóbora ao maracujá e pétalas de calêndula
Pratos Principais
Confit de lombo de garoupa no azeite de oliva ou Confit de mignon suíno no mix de ervas, com Trouxinha de grãos e sementes sobre creme de espinafre em especiarias mágicas
Sobremesa
Pudim de laranja com baunilha ao caramelo de cognac, mel e canela
Degustação
A degustação do último sábado com Emporium Jazz, será conduzida por Fabio Gagliotto, da Vinícola Quinta Don Bonifácio, instalada na serra gaúcha, a 800 metros de altitude.
Os exemplares selecionados são:
Espumante Quinta Don Bonifácio rosé demi-sec
Espumante Quinta Don Bonifácio brut
Vinho Quinta Don Bonifácio rosé
Música de sábado
A música é por conta de Gustavo Barreto & Sociedade Soul. No repertório, sucessos da MPB contemporânea e standards da música internacional.
Empórium Bocaiúva
Rua Bocaiúva, 1901- Centro- Florianópolis/SC.
Fone: (48) 3224-1670
Site: www.emporiumbocaiuva.com.br
e-mail: gerencia@emporiumbocaiuva.com.br