spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img

Histórias inspiradoras marcam a 5ª edição do Empreende Brazil Conference em Florianópolis

EventosHistórias inspiradoras marcam a 5ª edição do Empreende Brazil Conference em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Mais de 2 mil empreendedores acompanharam no sábad, 15, a intensa programação da 5ª edição do Empreende Brazil Conference, no Centrosul, em Florianópolis, que já tem a data do próximo encontro: 17 de agosto de 2019. Empresários e profissionais liberais de todo o País estiveram reunidos em uma verdadeira imersão no mundo dos negócios, guiados por grandes nomes do cenário empresarial brasileiro, que apresentaram cases nacionais, muitos com reconhecimento internacional. No total foram mais de 30 palestrantes, em torno do tema central do evento “Empreendedorismo para todos”, divididos em quatro arenas simultâneas com palestras e consultorias multi setoriais.

De acordo com o realizador do evento, Lucas Schweitzer, os participantes em sua maioria já estão inseridos no mercado e buscam novas oportunidades de melhoria e ampliação dos negócios. “Em um ambiente estrategicamente montado para o fomento ao empreendedorismo, o Empreende além de aumentar a rede de relacionamento do participante, oferece conhecimento através de nomes de vanguarda e em um mix temático que contemple da forma mais abrangente possível os principais desafios e novidades do mercado. Tanto para quem já é dono de um negócio, para quem pretende empreender, para gestores e também para profissionais liberais que precisam administrar sua atividade, como médicos, advogados, engenheiros, arquitetos e outros. Nós buscamos inspirar e motivar os empreendedores a tirarem os seus sonhos do papel”, explica o empresário.

O filósofo e escritor Clóvis de Barros foi quem deu o pontapé inicial nas atividades do encontro, falando sobre sucesso e a importância das escolhas. Em sua palestra ele deu um show de simplicidade e simpatia, além de se apropriar de uma forma mais leve de pensadores densos como Aristóteles e Epicteto, para falar sobre comprometimento, excelência e alegria, princípios que segundo ele fazem parte do processo de realização de cada um. Como recomendação para os empreendedores, ele destacou que para se chegar a algum lugar, é fundamental saber para onde se quer ir e, principalmente, ter consciência plena das suas capacidades, para centrar todos os esforços naquilo que é possível fazer.

No período da manhã ainda foram realizadas as trilhas simultâneas sobre franquias, cases de sucesso, vendas e gestão de pessoas, que contou com a participação de especialistas como Renato Freitas, co-Founder 99 Táxi, Laís Macedo, CEO Lide Futuro, Carolina Linhares, presidente do Movimento Catarinense pela Excelência, João Baptista da Silva, diretor de expansão do Rei do Mate, Altino Cristofoletti Junior, fundador da Casa do Construtor, Juarez Leão, diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e José Roberto Paim Neto, diretor da Great Place To Work, que para inspirar os novos empreendedores trouxe exemplos de invenções que mudaram a humanidade e destacou a necessidade de estar sempre se reinventando para se manter ativo no mercado nos tempos atuais. “O planejamento que antes era de até cinco anos, hoje deve ser de três meses frente à intensidade do mercado atual. Dados mostram que 75% das startups desaparecem em menos de quatro anos”, comenta.

O período da tarde foi comandando por Pedro Superti, com a palestra ‘Como ter uma marca desejada quando todas as outras são iguais’, onde destacou a importância de ser diferente. “As coisas que mais valem na vida a gente não consegue tocar ou colocar em uma caixa. E o marketing de diferenciação vende justamente isso, o intangível. Sonhos, sensações como segurança, conforto e liberdade estão entre os Top 10 dos desejos humanos”, explica. Com exemplos práticos, ele ainda mostrou algumas técnicas usadas para construção de reputação que são utilizadas pelas maiores marcas do mundo, e que são eficazes também para pequenas, médias e até micro empresas, desde que aplicadas corretamente.

Já nas trilhas simultâneas foram debatidos temas como startup, inovação, ‘Big Data’ e marketing, com destaque para a participação do fundador da Carmen Steffens, Mario Spaniol, que deu uma aula sobre como se apropriar do marketing e transformar uma empresa familiar brasileira em uma cobiçada grife internacional. Além disso, ele falou a importância da gestão de pessoas para o sucesso da empresa e destacou a necessidade da constante evolução nos tempos atuais. “É importante ter conhecimento, mas é fundamental estar sempre se atualizando. Pesquisas recentes mostram que 65% das crianças que estão na escola hoje vão trabalhar em alguma função que ainda não existe e precisamos estar preparados para isso”, avalia.  

Para finalizar a programação do Empreende, à noite subiram na arena principal Lucas Schweitzer, idealizador do evento, que através da sua história mostrou como ser protagonista na vida, Jackson Follmann, embaixador da Chapecoense, falando sobre resiliência e superação, e Cristiana Arcangeli, empresária e apresentadora do Shark Tank Brasil, que destacou os conceitos de liderança, inovação e gestão como sendo determinantes para o sucesso de uma empresa ou carreira. “Quem inova está sempre à frente dos demais, sem esquecer que para ser empreendedor de sucesso é preciso focar na satisfação do cliente”, concluí.

O humorista Marcelo Marrom, apresentador oficial o evento, também subiu ao palco para um encerramento show. Com a palestra “Não durma antes de sonhar”, nome também do seu livro, ele contou um pouco da sua trajetória e deu exemplos de superação e fé diante dos desafios. Em sua quinta edição, o Empreende Brazil Conference contou com mais de 20 entidades apoiadoras, como a Endeavor, SEBRAE/SC, ABEOC Brasil, ADVB/SC, ACM, ACE, ACIF, LIDE, ABRASEL, ABF, ABO, CDL, Excelência SC e Social Good Brasil.