Está aberta até 31 de outubro no Museu da Escola Catarinense a I Mostra de Arte Indígena. O evento apresenta a exposição “Naakai: a trama ritual na vida Wauja”, com peças artesanais integrantes do acervo do Museu de Antropologia e Etnologia da UFPR, e também produções artísticas dos grupos Guarani e Kadiwéu. A programação inclui filmes relacionados à temática indígena e aulas abertas sobre práticas ritualísticas e culturais, além do recital de encerramento apresentado pelo Grupo Ponteio do Centro de Artes da UDESC.
O evento busca proporcionar o contato do público com as produções artísticas de grupos indígenas brasileiros e sua heterogeneidade cultural. A mostra procura promover o diálogo entre dois assuntos relativos a estes povos: a questão da terra e dos direitos humanos e a riqueza artística destes grupos manifestada na sua produção cultural e na forma como interagem com a natureza.
Na quarta-feira e quinta-feira, dias 28 e 29 às 16h, serão exibidos os filmes El cuento de la democracia, sobre a cultura maia, e Kiriku e a Feiticeira, baseado em uma lenda da Guiné, no noroeste do continente africano. No dia 31 de outubro o recital “Homenagem a Villa-Lobos”, apresentado pelos alunos de violão do CEART João Panegalli, Andrei Uller e Igor Issicaba, encerra a mostra celebrando os 50 anos da morte do compositor brasileiro.
O quê: I Mostra de Arte Indígena e encerramento com recital “Homenagem a Villa-Lobos”
Quando: Exposição até 31 de outubro, encerramento no dia 31 às 18h30
Onde: Museu da Escola Catarinense
Gratuito
Confira a programação aqui
Mais informações sobre os