Virão da cidade de Costa Mesa, na Califórnia (EUA), as válvulas em formato bico de papo que serão acopladas nas 15 estruturas de cimento que estão sendo assentadas ao longo de 3,5 quilômetros da orla da Beira-Mar Norte, em Florianópolis. As válvulas importadas são peças fundamentais para o projeto da CASAN e Prefeitura de tornar balneável a água da Baía Norte. A previsão é que as peças cheguem até o final de novembro.
Funcionários da empresa FAST e o engenheiro Pery Fornari Filho, da CASAN, estiveram nos Estados Unidos durante uma semana para acompanhar o envio dos equipamentos direto da Indústria Cla-Val (www.cla-val.com/waterworks). Durante a passagem pelos Estados Unidos, a equipe também acompanhou a operação de unidades que fazem trabalho semelhante ao que está sendo implantado na Beira-Mar.
– As válvulas bico de pato são como o coração do projeto da Unidade Complementar de Recuperação Ambiental (URA Beira-Mar). São controladoras de fluxo: farão com que as águas de drenagem fiquem retidas para que, então, sejam captadas e bombeadas para o tratamento. Também evitarão a saída de água poluída e que a água do mar entre no sistema — explica o engenheiro Pery.