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Florianópolis, 27 novembro 2024
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Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 65ª edição

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Está no ar mais uma edição da coluna que apresenta as melhores receitas e sugestões de gastronomia de Florianópolis.

Para enviar uma sugestão para o site mande e-mail para editor@deolhonailha.com.br .

Parrilla

Bruno é um apaixonado pelo fogo e pela atmosfera que se cria ao seu redor: "é nesse local que compartilhamos momentos especiais cercados de amigos e bons assados", constata.

Assim, um novo modelo de negócio chega a Florianópolis, enriquecendo o setor de eventos. É a Isla Parrilla, comandada pelo empresário gaúcho Bruno Kautz, que oferece churrasco itinerante – no estilo parrilla argentina e uruguaia.

A ilha do assador é montada no evento, as carnes são assadas à lenha e todos podem acompanhar o preparo, proporcionando uma experiência mais intimista. A operação contempla também um cardápio vegetariano.

E neste sábado, uma mostra do vem por aí será literalmente colocada à prova e, claro, a gente vai la conhecer e depois colocamos aqui o resultado e as impressões desse saboroso negócio que promete!

Novo menu

Para os  mais abastados, o menu do  Jay, bistrô em Jurerê Internacional, está de cara nova.

Para receber a temporada primavera-verão, o restaurante apresentou seu novo cardápio com os melhores produtos oriundos do mar e das montanhas de Santa Catarina.

Entre os destaques litorâneos estão a bottarga (ova de tainha curada), o berbigão e o marisco. Já o mel de bracatinga, queridinho no exterior, principalmente na Alemanha, e o Porcini, cogumelo silvestre dos mais apreciados na França e na Itália, são alguns dos ingredientes que representam a potência da Serra catarinense.

Clássicos como pato, bacalhau e atum também estão presentes nos pratos e entradas criados pelo chef do Jay Bistrô, Eudes Rampinelli. As novidades também foram pensadas para agradar vegetarianos, veganos e pessoas com

restrições alimentares. Entre as opções, ravióli recheado com purê de abóbora (glúten free) e palmito pupunha in natura com cogumelos shitake salteados (vegan).

O cardápio de sobremesas também ganhou mais uma opção. Doce tradicional da região Sul, a cuca da casa traz um sabor único com a combinação de banana com bolo de azeite.

Mercado cervejeiro de SC

O mercado brasileiro de cervejas cresceu significativamente nos últimos anos e continua em desenvolvimento, gerando diversos tipos de oportunidade aos que desejam empreender na área. Entre as categorias de bebidas, as cervejas artesanais merecem destaque, tendo forte presença em Santa Catarina. Por isso, o Sistema de Inteligência de Setorial (SIS) do Sebrae, com o apoio da Abracerva (Associação Brasileira da Cerveja Artesanal) e Fampesc (Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), realizou uma pesquisa inédita sobre o setor no Estado.

A pesquisa teve como objetivo mapear os empreendedores locais que fabricam e comercializam cervejas. Os resultados apontam as principais características das empresas do ramo. Foram considerados aspectos de gestão, inovação e mercado.

O universo do estudo foi composto do número total de estabelecimentos no Estado cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que em 2017 alcançou o número de 78 cervejarias. O Sebrae também produziu cenários prospectivos para o mercado cervejeiro. Esse estudo complementar deve ser publicado em outubro.

Inserção de SC no contexto nacional

De acordo com dados do MAPA, havia 679 cervejarias legalizadas no Brasil em 2017. O país é o terceiro maior produtor de cervejas do mundo, fabricando 14 bilhões de litros ao ano. Segundo a Abracerva, 3% desse mercado é composto por produto artesanal, o que representa entre 1% a 1,5% do faturamento do setor.

Santa Catarina ocupa o quarto lugar no ranking nacional em número de cervejarias (78 estabelecimentos cadastrados em 2017). Além disso, o estado está em segundo lugar em densidade cervejeira (89.758 habitantes por estabelecimento).

Perfil dos empreendedores em SC

A maioria das pessoas que respondeu ao estudo é do gênero masculino (94,03%). Quase metade dos entrevistados (47,76%) faz parte da geração Y, também conhecida como Millennials (nascidos entre 1979 e 1992). A relevância dessa geração à frente de negócios não é exclusividade do mercado cervejeiro, já que sua presença é significativa em outros setores da economia.

A maioria dos que responderam à pesquisa são proprietários das cervejarias (82,09%), portanto, os resultados tendem a refletir mais sobre o ponto de vista de quem está à frente dos estabelecimentos. Desses, 96,36% são do gênero masculino.

Quanto à escolaridade, mais da metade (58,21%) já realizou cursos de pós-graduação e/ou mestrado. Praticamente metade dos respondentes (49,25%) já realizou cursos de tecnologia e/ou produção cervejeira

Características das cervejarias

A maioria das cervejarias pesquisadas (72,73%) produz suas cervejas em fábrica própria e a minoria delas (1,52%) em bar próprio, também conhecido como brewpub. Apesar de os brewpubs aparecerem com resultado menos significativo nesta pesquisa, esse formato de negócio está se tornando uma tendência no mercado.

A maioria dos participantes (10,45%) possui e/ou trabalha em cervejarias na cidade de Blumenau. Em seguida, aparecem as cidades de Florianópolis, Tubarão e Joinville (todas com 7,46%).

Comportamento do mercado

Quanto aos canais de distribuição, em primeiro lugar ficaram as opções de “comercialização em bares, restaurantes e lojas” e “comercialização direta para o consumidor final” (ambos com 74,63%). Em segundo lugar, estão os “distribuidores” e “varejo próprio” (ambos com 43,28%).

Em segundo lugar (65,67%), aparecem feiras, eventos e festivais da área e, em terceiro lugar (55,22%), está o site próprio dos estabelecimentos. Na hora de divulgar o produto ou negócio, as redes sociais são utilizadas como principal canal por 97,01% das cervejarias catarinenses.