Cada vez mais consolidada como referência em polo de tecnologia no Brasil e no mundo, Florianópolis vai ganhar um documentário para contar um pouco dessa história que trouxe desenvolvimento para Santa Catarina.
Intitulada Ilha Inovação Sustentável, a obra é uma idealização de Rodrigo Sabatini com direção de Charles Cesconetto e vai retratar o desenvolvimento da Ilha de Santa Catarina com base na sua história de inovação e sustentabilidade.
Entre os entrevistados, o fundador do Corporate Park, Antônio Didoné, que deu origem ao primeiro empreendimento comercial de grande porte voltado às empresas de tecnologia no estado, e Rui Luiz Gonçalves, ex-presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
A previsão é que o projeto, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura, seja finalizado no segundo semestre de 2018.
Cidade é destaque no setor
Florianópolis é a maior responsável pelo faturamento do setor de tecnologia em Santa Catarina com mais de 900 empresas que faturam juntas R$4,3 bilhões, conforme o último levantamento do Acate Tech Report (2015).
O cenário é ainda mais acentuado pela mão de obra especializada, pelos investimentos e cultura de incentivo ao setor existente na capital, que são fomentados por agentes locais como o MIDI Tecnológico da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o SEBRAE/SC, o SENAI e incubadoras, entre outros.