Com o objetivo de desmistificar o tema prostituição, a jornalista Danielly Ribeiro optou por entrevistar profissionais do sexo para o livro “Além dos Corpos”, que foi seu trabalho de conclusão de curso em Jornalismo na Estácio. Após o trabalho ser aprovado com nota máxima, recebeu incentivo da orientadora e da banca para publicá-lo. Seguiu o conselho e vai lançar o livro em Santa Catarina nesta quinta-feira, 23, às 19h30, no campus da universidade de São José.
A estreia como escritora em grande estilo ocorreu na Bienal do Livro em São Paulo, no início do mês.
Na obra ela contextualiza a prostituição desde a forma como é retratada na literatura, em filmes, na história e até na política. Sem fazer juízo de valor sobre o assunto, a autora permite aos leitores que tenham uma reflexão fundamentada sobre o tema e possibilita que desenvolvam um olhar mais humanizado sobre as profissionais do sexo. Um dos objetivos também foi poder dar voz às mulheres que vivem esta realidade que, em geral, são muito julgadas e pouco ouvidas.
Com nomes fictícios, cinco mulheres relatam como entraram na prostituição e o que as motivam a continuar trabalhando no ramo. Uma delas, por exemplo, já havia sido abusada diversas vezes na infância, então considera que dormir com estranhos para ganhar dinheiro é melhor do que os abusos que sofreu. Já outra, afirma não ter nenhuma história triste, e alega trabalhar com prostituição por causa do vício em sexo. Com histórias distintas entre si, é possível conhecer diferentes razões pelas quais elas resolveram exercer uma profissão tão julgada pela sociedade.
Danielly optou por envolver apenas mulheres em início de carreira na publicação de sua obra, com o objetivo de dar a elas uma oportunidade de mostrar seus talentos. Estão envolvidas neste trabalho a ilustradora Ana Bonnassis (23 anos), a designer Antonella Vanoni (22 anos), a fotógrafa Eduarda Bittencourt (19 anos) e a própria autora, que tem 23 anos.
Serviço
O Quê: Lançamento do livro“Além dos Corpos”, de Danielly Ribeiro
Quando: 23/8, 19h30
Onde: Estácio São José, av. Leoberto Leal, 431 – Barreiros
Quanto: Gratuito