Existem vários lugares para se comer ostras frescas em Florianópolis, mas que os melhores restaurantes estão em Santo Antonio de Lisboa e no Ribeirão da Ilha.
A região da Grande Florianópolis, formada pela orla das duas baias, tanto do lado insular quanto do lado continental, é responsável pela maior parte da produção brasileira de ostras.
Logo, quem é fã de uma experiência gastronômica, vai a encontrar aqui uma das mais bem sucedidas harmonizações que se conhece: ostras frescas, espumantes da Serra Catarinense e uma vista estonteante.
Tanto Santo Antônio de Lisboa, no norte da Ilha, quanto Ribeirão da Ilha, no extremo sul da cidade possuem fazendas marinhas de cultivo de moluscos e restaurantes que oferecem a experiência.
Santo Antônio de Lisboa
Em Santo Antônio de Lisboa, uma das localidades mais antigas da Ilha de Santa Catarina, o principal produtor e restaurante é o Freguesia, que oferece um cardápio variado com pratos à base de ostras. Um dos mais procurados é sequência de ostras, onde são servidas ostras ao bafo – cozida na própria água que existe dentro dela, gratinada, alho e óleo, crua e à dorê, além de espagueti, espetinho, estrogonofe, risoto e pastel.
O Rosso, Cantinho da Ostra, Chão Batido, e Pitangueiras também são boas opções do charmoso bairro.
Ribeirão da Ilha
Já no Ribeirão da Ilha está um dos mais famosos e tradicionais restaurantes com foco em pratos à base de moluscos, o Ostradamus.
Criado a mais de 18 anos atrás, o restaurante é um ícone da gastronomia local. Oferece atendimento primoroso e ambientes diversificados que proporcionam a experiência de se estar em um trapiche sobre o mar. Logo na entrada há um aquário repleto de ostras vivas sendo depuradas.
Mas tem outros, tão bons quanto: Porto do Contrato, Rancho Acoriano, Empório do Mar, Umas e Ostras.
Para comprar a fazer em casa: além destes dois bairros, os entrepostos do Mercado Público Municipal, no Centro.