Último trimestre deve ajudar a fechar 2009 com saldo positivo
Os lojistas do Estado aguardam o primeiro Natal pós-crise com boas expectativas. Depois de alguns resultados frustrados ao longo do ano, o comércio aposta no último trimestre para fechar o ano com saldo positivo. “O Dia da Criança foi o primeiro resultado favorável do ano e dá um fôlego para os lojistas, que estão otimistas principalmente com o Natal”, afirma Sergio Medeiros, presidente da Federação das CDLS no estado (FCDL/SC).
As empresárias Rosa Rigon e Ana Paula Rigon, proprietárias da Roka Ideias e Objetos, já estão no clima fim de ano. Há 17 anos no mercado de decoração, Rosa aposta nas vendas de Natal em sua loja “Casa do Papai Noel by Roka”, inaugurada no início de outubro. “Este ano investimos cerca de 40% a mais que 2008 e nossa expectativa é de um crescimento de 15% nas vendas”, afirma Rosa.
A loja ocupa uma área de 500 metros quadrados no Shopping Iguatemi. “O Natal sempre foi uma crescente para a Roka”, comemora Ana Paula. Nos primeiros anos, o espaço de decoração natalina era montado dentro da loja Roka Ideias e Objetos, mas com o crescimento do negócio, as proprietárias decidiram montar lojas exclusivas para a data, que funcionam de outubro a dezembro.
“Os primeiros investimentos para o Natal 2009 foram feitos no início do ano, quando os produtos internacionais começaram a ser adquiridos. Grande parte dos artigos de decoração é importada da Europa, dos Estados Unidos e do Oriente” explica Rosa.
Um dos diferenciais da loja é o atendimento personalizado. Além de comprar uma árvore de Natal, por exemplo, o cliente recebe dicas de como decorá-la. “Nossa meta é sempre oferecer novidades e atender bem o cliente. Essas são as principais características da Roka”, conclui Ana Paula.
Previsão de vendas para o Natal
Enfrentando uma retração de cerca de 6,5% nas vendas nos primeiros oito meses de 2009, o comércio da capital comemora os bons resultados do início de outubro. De acordo com o presidente da CDL de Florianópolis, Osmar Silveira, a expectativa para este Natal é de um aumento de 7% nas vendas em comparação a 2008.