Começa nesta terça-feira, 14, às 19h, em Florianópolis, a Festa da Ostra e da Tradição Açoriana. O evento, que vai até 26 de novembro, acontece no prédio do futuro Estacionamento Portal, na rodovia Aparício Ramos Cordeiro, que dá acesso aos bairros Tapera e Ribeirão da Ilha. Os ingressos terão preço único da R$ 10 com o mesmo valor sendo cobrado para o estacionamento, assegurado pela agência Porto Seguro.
Em 13 dias de festa a organização pretende reunir cerca de 40 mil pessoas, já que no primeiro evento realizado em 2012 foram cerca de 12 mil ingressos vendidos em apenas três dias. A organização é da Associação Sul da Ilha de Maricultores (ASIMAR).
O evento reunirá produtores e restaurantes, oferecendo uma diversidade gastronômica à base de ostras e frutos do mar, stands de artesanato regado a muita música com artistas e bandas da Grande Florianópolis.
Garantia de qualidade
O evento ocorreria em outubro, mas foi adiado para novembro devido à interdição de áreas de cultivo de moluscos por conta de uma toxina produzida por algumas espécies de microalgas que vivem na água. Agora os moluscos que serão comercializados no eventos estão seguros e passaram pelo Programa de Controle Higiênico de Moluscos Bivales, iniciativa realizada apenas em Santa Catarina para garantir a qualidade dos produtos.
Programação
O evento, que terá chope da Zen Beer e da Germânia, será uma festa multicultural, com apresentação de danças típicas, grupos folclóricos, artes cênicas e visuais, artesanato, moda e palestras voltadas as atividades dos maricultores que terão a oportunidade de oferecer diretamente as ostras cultivadas em Florianópolis.
Herança Cultural
A Festa da Ostra tem o intuito de resgatar a herança cultural açoriana e enaltecer Florianópolis como a “capital nacional da ostra”, por ser o maior produtor nacional do molusco cuja produção anual em Santa Catarina já alcança a marca de mais de três milhões de dúzias.
Curiosidades
As ostras tem fama de ser um afrodisíaco, pois suas propriedades têm muitas vitaminas, colágeno, minerais e outros nutrientes ótimos para a pele, combate a depressão e problemas cardíacos, além de benefícios ao meio ambiente já que os moluscos agem como filtro absorvendo as impurezas da água, garantindo inclusive a balneabilidade de nossas praias, segundo dados da ASIMAR.