A Vigilância Epidemiológica de Florianópolis emitiu nota sobre a vacinação da febre amarela informando sobre quem deve receber a vacina na capital catarinense, o cronograma de vacinação nas Unidades de Saúde, além das precauções e contraindicações.
De acordo com o órgão da Prefeitura, em Santa Catarina há 162 municípios considerados área com recomendação da vacina contra febre amarela, mas Florianópolis não integra essa lista.
A vacina foi implantada no município como rotina apenas para crianças acima de 9 meses nascidas a partir de 2017 e permanece com a indicação de vacinação de viajantes para aéreas de recomendação. O restante da população não necessita ser vacinada contra a febre amarela.
QUEM DEVE RECEBER A VACINA EM FLORIANÓPOLIS
– Crianças a partir de 9 meses nascidas em 2017;
– Viajantes para áreas com recomendação de vacinação contra Febre Amarela pelo Ministério da Saúde (a vacina deve ser aplicada até 10 dias antes da viagem).
QUEM NÃO PRECISA DA VACINA
– A pessoa que já recebeu uma dose da vacina de febre amarela ao longo da vida e possui comprovante vacinal, será considerada vacinada e não necessita de outra dose.
PRECAUÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES:
– Pessoas acima de 60 anos, Imunodeprimidos e gestantes deverão ser vacinados mediante avaliação médica;
– Doadores de sangue ou órgãos devem suspender a doação por 4 semanas após aplicação da vacina.
– Recomenda-se adiar a vacinação em casos de doenças agudas com febre moderadas e graves;
– Mulheres amamentando recomenda-se a suspensão do aleitamento materno por 10 dias após a vacinação. É importante procurar um serviço de saúde para orientação e acompanhamento a fim de manter a produção do leite materno e garantir o retorno à amamentação.
ONDE REALIZAR A VACINA CONTRA FEBRE AMARELA EM FLORIANÓPOLIS?
A vacina está disponível em todas as Salas de Vacina dos Centros de Saúde de Florianópolis conforme tabela abaixo: