A Associação de Uruguaios em Florianópolis (ASUR-FLO) vai promover a partir desta sexta-feira, 7, um festival gratuito com exibição de filmes uruguaios. O evento acontece a partir das 19h na Escola de Formação de atores Aktoro, no Centro da Capital (calçadão da João Pinto, 211). Além desta sexta-feira, 7, o festival ocorrerá também nos dias 14, 21 e 28 de julho.
Os filmes foram cedidos para exibição por seus realizadores e pelo ICAU, instituto de cinema e audiovisual uruguaio. O evento conta com o apoio do Consulado do Uruguai em Florianópolis.
Na sessão desta sexta-feira serão exibidos:
A Cidade Super 8 (2011), de José Manuel Sappino. Uma coprodução em que uma cidade imaginária é mostrada através da lente de uma câmera Super 8. O diretor é radicado em Florianópolis e estará presente para conversa após a exibição. Duração: 8min.
Ataque de Pánico (2009), de Fede Alvarez. Uma horda de robôs gigantes invade Montevidéu. Primeiro curta do diretor que depois veio a dirigir super produções holiwoodianas como o remake de A Morte do Demônio (2013) e o premiado O Homem nas Trevas (2016). Duração: 4min48s.
Demasiada Agua (2011), de Nicolás Botana y Gonzalo Torrens. Uma jovem em férias em uma casa solitária resolve encher a piscina todas as tardes, mas sempre a encontra vazia na manhã seguinte. Circunstâncias estranhas e vizinhos ainda mais estranhos disparam a paranoia sobre onde vai toda a água. Duração: 12min.
Cale-se (2016), de Gringo Starr. O diretor, ator e cineasta catarinense/uruguaio, estará presente para conversa cobre o filme após a exibição. Duração: 15min.
SERVIÇO
CICLO DE CINE URUGUAYO
07, 14, 21 e 28 de julho, sextas-feiras, sempre às 19h.
Rua João Pinto, 211, Centro, Florianópolis
Info: asurflo2017@gmail.com;