spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Prefeitura autoriza chamamento de mais 23 médicos para saúde em Florianópolis

SaúdePrefeitura autoriza chamamento de mais 23 médicos para saúde em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Prefeitura de Florianópolis começa, nesta semana, a chamar 23 médicos concursados para cobrir as unidades que estavam com falta de profissionais desde o ano passado. Entre os profissionais, estão 14 médicos de Família e Comunidade, que irão atuar nos centros de saúde, 2 pediatras e 2 clínicos gerais para as unidades de pronto-atendimento (UPAs Norte e Sul) e 5 psiquiatras para os Centros de Assistência Psicossocial (CAPs).

Com a chamada desses profissionais, o município atende grande parte da demanda desfalque do quadro de médicos na Atenção Primária, ajudando na retomada da cobertura das equipes de saúde da família. Isso representa cerca de 6 mil atendimentos a mais por mês na rede. Além disso, os pediatras e clínicos completarão os plantões nas UPAs do município.

Os profissionais chamados têm prazo legal para iniciar o trabalho daqui a dois meses ou mais e que, por isso, as unidades começarão aos poucos a ter seus quadros completos.

A medida, autorizada pelo prefeito Gean Loureiro, priorizando a área da Saúde, une-se ao esforço iniciado neste mês de determinar que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas que atuam na gestão da Secretaria de Saúde cumpram parte da carga horária no atendimento à população, numa forma de amenizar as faltas no quadro funcional. Também é uma forma de aproximar as decisões tomadas no nível central da realidade dos profissionais nas unidades de saúde.

Centros de saúde que irão receber os novos médicos: Agronômica, Monte Serrat, Prainha, Capoeiras, Monte Cristo, Coloninha, Sapé, Vila Aparecida, Jardim Atlântico, Rio Vermelho, Ingleses, Morro das Pedras e Alto Ribeirão.

As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.