Com previsão de estabilidade de vendas para o Dia dos Pais, o comércio de rua do Centro de Florianópolis terá horário especial neste sábado, 12, que antecede a data comemorativa. Grandes magazines já confirmaram o atendimento diferenciado até as 16h e a expectativa é de que pelo menos 80% dos comerciantes estendam o funcionamento neste dia.
Para Lidomar Bison, presidente da CDL de Florianópolis, a ampliação do horário é a chance de recuperar as vendas do período. “Os lojistas estão otimistas e receptivos para ficarem com o estabelecimento aberto até mais tarde. Muitas lojas oferecem artigos masculinos e outras estão dispostas a manter o atendimento ampliado para melhorar o faturamento do mês”, afirma.
O Dia dos Pais abre o calendário de datas comemorativas do segundo semestre e este ano ainda coincide com o período de mudança de coleção, permitindo que os lojistas façam promoções e liquidações de estoque, impactando positivamente o desempenho do varejo e serviços.
Os lojistas estão unidos ao movimento para que os consumidores tenham diversas opções de presentes. Segundo Ketlin Cristina Coelho, supervisora da Cia do Homem, a ideia é fantástica e necessária. “Precisamos aproveitar mais as datas comemorativas para trazer a confiança do consumidor e movimentar o centro. Estamos com uma expectativa muito positiva para este dia”, conta.
Mercado Público
Além do comércio, o Mercado Público de Florianópolis abrirá das 7h às 16h. As peixarias ficarão até as 13h e na área central, onde fica os bares e restaurantes, ficará aberto das 9h às 18h, com som ao vivo a partir das 12h.
De acordo com Aldonei de Brito, presidente da Associação do Mercado Público, o horário diferenciado é para receber os moradores e turistas, além de estimular a população a vir prestigiar o centro de Florianópolis. “É uma data importante para o comércio que precisa de um incentivo para incrementar as vendas”, ressalta.
Ainda segundo Bison, os empresários estão animados com a data. “A expectativa é de que as vendas neste período sejam iguais ao do ano anterior, seguindo o exemplo do comportamento de compra dos últimos meses”, relembra.