Uma mega operação está sendo preparada para transportar o Veleiro de Expedições Oceanográficas (Veleiro ECO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do Sapiens Parque, em Canasvieiras — onde foi construído —, até o Estaleiro Schaeffer, na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz, no Estreito — onde a embarcação será colocada no mar pela primeira vez. O Veleiro Eco é o primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil, além de ser o primeiro e único veleiro projetado e construído por uma universidade brasileira.
Os trabalhos começam na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, a partir das 8h, quando o veleiro será retirado do Sapiens Parque e colocado em uma carreta especial. Durante todo o dia a embarcação será preparada para o transporte até a região continental de Florianópolis, o que ocorrerá na madrugada de quarta-feira, 6 de setembro.
Com 5,2m de altura, 20m de comprimento e 5,4m de largura, uma grande logística foi preparada: equipes de apoio seguirão na frente da carreta, retirando ou deslocando possíveis pontos de atrito, como semáforos, fios e sinalizações. Por se deslocar lentamente, a previsão é que o transporte leve cerca de quatro horas. Após cruzar a ponte e chegar ao Estaleiro Schaeffer, o veleiro será colocado pela primeira vez na água. A previsão é que isto ocorra a partir das 9h. Alguns testes serão feitos no local e no mesmo dia a embarcação segue para a Marina de Biguaçu, para a instalação do mastro e finalização dos testes.
No dia 30 de setembro o veleiro parte para Itajaí, onde ocorrerá, no dia 3 de outubro, a solenidade de batismo e o lançamento oficial do Veleiro ECO. De Itajaí ele sairá para a primeira expedição com destino às Ilhas São Paulo e São Pedro e Ilha de Trindade.
O projeto Veleiro ECO iniciou em 2012 com o objetivo de aprimorar e expandir as pesquisas oceanográficas do país. Com 60 pés, o veleiro é feito de alumínio naval – 5083 H116, soldado com tecnologia TIG e MIG de última geração, sendo grande parte por métodos automáticos. Terá capacidade de hospedar até dez pessoas, entre pesquisadores e tripulantes.
Possui características de segurança e navegabilidade, permitindo expedições científicas de grande porte, incluindo as polares, particularmente a Antártica. A quilha retrátil permitirá ainda a navegação em águas rasas de mangues e estuários de rios, áreas pouco exploradas pelas ciências nacional e internacional.
O veleiro da UFSC ampliará e aprimorará a pesquisa marítima brasileira, incluindo soluções em robótica, estudos sobre as mudanças climáticas no oceano, tecnologias na área de óleo e gás, monitoramento e apoio à exploração sustentável da biodiversidade e contribuições para a preservação da Amazônia Azul.
Todo o trabalho de campo será realizado a bordo do veleiro com uma equipe de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, das áreas de Oceanografia, Biologia, Ecologia e Engenharia. A embarcação possui recursos como laboratórios para que as primeiras análises sejam imediatamente realizadas.
O projeto tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Mais informações no site do Veleiro Eco ou pelo Facebook.