As novas peças que serão colocadas sobre cada uma das torres da Ponte Hercílio Luz, chegaram a Florianópolis.
Transportadas por carretas do Porto de Santos até Santa Catarina, as peças terão a função de conectar as barras de olhais com um pino e vão substituir as antigas, depois do processo de transferência de carga da ponte, previsto para outubro deste ano.
Cada uma pesa quase sete mil quilos. Fabricadas pela empresa Guivisa, em Bilbao, na Espanha, as peças em aço fundido contaram com molde exclusivo para Ponte Hercílio Luz e demoraram seis meses para que ficassem prontas.
O engenheiro fiscal responsável pela restauração da ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallevy, explica que as peças eram muito aguardadas por conta do processo de fabricação. “Foi feito um molde exclusivo para a ponte Hercílio Luz. A peça, em aço fundido, precisou alcançar um padrão muito melindroso pra ter a qualidade ideal. Foram seis meses até que ficassem prontas”, informa. Segundo o engenheiro, agora, somente as barras de olhais também serão importadas, o restante das peças usadas na restauração serão fabricadas no Brasil.