Está no ar a nona edição da coluna que apresenta as melhores receitas e sugestões de gastronomia da cidade de Florianópolis.
Novo reduto saudável no Itacorubi
O “novo” Itacorubi ganhou uma nova opção gastronômica: a Deli Shop. A segunda unidade da marca criada pelos empresários Fernando Werner e Rodrigo de Nardi, abriu as portas nesta semana, apostando na carência de produtos práticos e saudáveis na região.
A loja, localizada atrás do hotel Mercure, contará com uma oferta de aproximadamente 50 itens com o conceito saudável, prático e acessível e ainda trará uma novidade: a partir de abril operará também com happy hour e um cardápio de Montaditos e Tapas espanholas. De acordo com Fernando Werner, a abertura desta segunda unidade é resultado da experiência positiva nos 10 meses da loja localizada na Rua Vidal Ramos, no Centro de Florianópolis. “Nosso conceito é inspirado na cultura europeia, na qual os alimentos naturais e funcionais estão inseridos no dia a dia e podem ser adquiridos com maior agilidade. O público de Florianópolis abraçou a ideia, o que resultou nesta nova unidade”, destaca Werner.
Produtos como wraps, baguetes, ciabattas, saladas, sopas, sobremesas e cafés compõem o cardápio da loja, fornecidos através do modelo de autosserviço. “Com a abertura desta unidade novos produtos passam a compor nosso cardápio, além das opções sem glúten e lactose”, diz Nardi.
A Deli Shop fica na Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 – Itacorubi. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 19 e sábado, das 8h às 13h.
Santo Angus
A Santo Angus é uma nova rede de franquias de hambúrguer, mas de forma diferente.
Funciona em um container – totalmente transformado pela empresa Master Trucks – e as duas unidades abriram em food parks: primeira no Arena, no bairro Santa Mônica, e o segundo no novo Coqueiros Food Park. Quem provou é enfático: não há food truck que venda hambúrguer igual.
Como o próprio nome sugere, os hambúrgueres são com carne de boi angus e, entre as opções do cardápio, destaque para o San Peter – dica da coluna: hambúrguer de fraldinha Angus, queijo brie (importado), rúcula, crispy crocante, geleia de pimenta, geleia de framboesa e pão tradicional macio de brioche.
Chandon e Parrilla
No sábad, 25, a partir das 18h30, acontece jantar de marca de espumantes Chandon para convidados e imprensa no novo restaurante de parrilla da cidade, o De Juanito Cocina Parrillera, que apresenta uma nova releitura da tradicional parrilla.
Ele apresenta uma sequência de parrilla feito especialmente para o evento.
Os ingressos já estão sendo vendidos.
Mais informações: www.facebook.com/dejuanitococina
Linda vista
Se você é daqueles que não dispensa uma linda vista quando sai para almoçar ou jantar aqui estão alguns dos melhores locais da cidade.
Para vista da Lagoa da Conceição, o Kanpai, que fica no Mirante do Morro da Lagoa, tem uma vista imbatível. E uma das vistas mais lindas do Brasil. Dica: o Menu Experience.
Bate Ponto, o Rosso e o Amalfi contemplam o mar de Santo Antônio de Lisboa com esplendor. Já na orla do bairro de Coqueiros, a dica da coluna é o Rancho Açoriano e o Bar das Pedras e a Toca do Paru, já na ponta. No Ribeirão da Ilha, o Ostradamus e o Porto do Contrato tem o mar como atrativo, com decks. Em Ponta das Canas, o De Juanito é lindo.
Vista para a ponte Hercilio Luz, com certeza nenhum bate o Taberna Ibérica, em frente ao Hotel Castelmar.
Aprenda a fazer o Risoto Ponta do Coral
O jovem chef Jorda Franzen, catarinense que atualmente é chef do Hoffbrauhaus, em Belo Horizonte (MG), ensina como fazer este risoto, criado por ele, que o nome de um conhecido local da cidade.
Ingredientes:
– 100g de arroz arbóreo;
– 150g de tentáculos de polvo cozidos;
– 50ml de vinho tinto;
– 10g de caviar;
– 2un torradinhas para canapé;
– 1 rama de alecrim;
– 40g de tomate em cubos;
– 2g de açafrão da terra em pó;
– 30g de cebola picada;
– 10g de alho picado;
– 15g de manteiga;
– 80ml de vinho branco seco;
– 50g de parmesão;
– 400ml de fundo de frutos do mar;
– 5g de salsa picada;
– 5g de cebolinha picada;
-Redução de balsâmico.
Modo de preparo:
Cubra o polvo já cozido com o vinho e deixe na geladeira por 30 minutos.
Inicie o risoto refogando o alho e a cebola até que fiquem macios e transparentes. Adicione o açafrao e refogue por mais alguns instantes. Em seguida adicione o arroz arbóreo e o vinho, dando inicio ao cozimento do arroz, vá adicionando o fundo aos poucos mexendo a todo instante até que o arroz fique al dente. Finalize o risoto adicionando os tomates, o parmesão, a salsa e a cebolinha e o polvo. Misture bem os ingredientes até o queijo estar derretido e o risoto bem cremoso, se necessário corrija o sal e não tenha medo de arriscar um pouco de pimenta do reino moída na hora.
Montagem
Disponha centralmente o risoto em um prato de design moderno e faça alguns riscos com a redução de balsâmico, disponha as torradinha sobre o risoto e o caviar decorado com o alecrim.
Rendimento:
1 pessoa