spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Aniversário de Florianópolis: tours gratuitos vão relembrar fatos históricos da cidade

TurismoAniversário de Florianópolis: tours gratuitos vão relembrar fatos históricos da cidade
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Tour #CozaNossa, criado para valorizar a história e a cultura de Florianópolis, tem programação especial no mês de aniversário de Florianópolis: neste sábado, 18, o tema é Novembrada, um dos episódios mais importantes da história política do país para a reabertura política após duas décadas de Ditadura Militar. São dois horários: 13h30 e 17h. É preciso se inscrever pelo link: http://bit.ly/Tour_GRATIS_Novembrada.

No dia do aniversário da cidade, 23 de março, o Guia Manezinho Rodrigo Stüpp, Jornalista, Guia de Turismo e criador dos roteiros, irá recontar o cotidiano da antiga Nossa Senhora do Desterro até meados do Século 20.

Sobre o tour

O ponto de encontro é a escadaria da Catedral. A caminhada com narrativa de 1 hora  tem com passagens pelo Palácio Cruz e Sousa e pelo Ponto Chic (Senadinho). São três paradas previstas.

“Os roteiros são uma maneira de valorizar a nossa história e a nossa cultura. É feito por pessoas daqui e tem foco em quem mora aqui, sendo manezinho ou não. É uma oportunidade para todos aprendermos mais sobre o lugar onde vivemos”, explica Rodrigo Stüpp, criador do projeto.

“A minha mãe não está em pauta”

Em 30 de novembro de 1979, o presidente João Batista Figueiredo reagiu às vaias e aos xingamentos, livrou-se da própria segurança e partiu pra cima de manifestantes. A gasolina havia subido naquela semana, a inflação estava fora de controle e donas de casa batiam panelas.

Contrariado pelas vaias, que vinham de um protesto organizado por estudantes da UFSC, o presidente fez um sinal com as mãos que mudou o cenário. O protesto fugiu do esquema de segurança presidencial e houve muito empurra-empurra entre as cerca de 4 mil pessoas que estavam na Praça XV.

Pesquisa histórica

O Tour #CozaNossa – Novembrada tem como base os livros “Revolta em Florianópolis: A Novembrada de 1979”, de Luis Felipe Miguel, e “Novembrada: Um relato da Revolta Popular”, de Moacir Pereira. O curta-metragem “Novembrada”, de Eduardo Paredes, também é referência. Houve ainda coleta de material na Casa da Memória e breves entrevistas com pessoas que estavam na praça naquele dia protestando, trabalhando para o governo ou fazendo cobertura jornalística.

Pague o Quanto Quiser

A organização pede inscrição prévia pelo link:  http://bit.ly/Tour_GRATIS_Novembrada. O evento é gratuito, mas segue um modelo bastante comum especialmente na Europa: pague o quanto quiser (PQQ). É o público quem decide quanto vale o passeio ao final do roteiro.

SERVIÇO

Tour Mané Côza Nossa –  Novembrada

COMO: Caminhada (walking tour) com cerca de 1 hora de duração

ONDE: Ponto encontro: Escadaria da Catedral. Roteiro pelo Centro e Calçadão da Felipe Schmidt.

QUANDO: Sábado, 18 de março, às 13h30min e às 17h

QUANTO: Gratuito, no sistema PQQ (Pague o Quanto Quiser)

INSCRIÇÕES: http://bit.ly/Tour_GRATIS_Novembrada

INFORMAÇÕES: Evento no Facebook

CONTATO: Rodrigo Stüpp (48) 98842-9117