Dois novos secretários de Estado tomaram posse nesta terça-feira, 17, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Leonel Pavan assumiu Turismo, Cultura e Esporte (SOL), e Vicente Caropreso tomou posse na Secretaria da Saúde.
Também foram empossados o novo presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Pinto da Luz, e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Nunes Caetano.
O novo secretário da SOL, Leonel Pavan, falou sobre como pretende comandar a pasta. "Vamos buscar apoio e parcerias para que, juntos, possamos fazer de Santa Catarina um estado ainda mais pujante neste setor. Vamos ouvir os catarinenses, levar consultorias, capacitar as pessoas e criar alguns projetos inéditos no país para desenvolver ainda mais SC”.
Perguntado pelo DeOlhoNaIlha sobre a importância de Florianópolis para o turismo catarinense, Pavan deixou claro que a capital catarinense é peça importante na divulgação dos atrativos de Santa Catarina. Confira a resposta no vídeo abaixo:
O novo secretário da Saúde, Caropreso, disse que, dentre os pilares do novo comando, estão o uso racional e coerente dos recursos disponíveis da saúde e a revisão de contratos e metas com entidades em que a secretaria é parceira, propondo assumir a responsabilidade daquilo que é possível pagar em dia. Ainda dentro das metas está ajudar os parceiros da secretaria, os hospitais conveniados filantrópicos (que respondem por mais de 70% do atendimento da rede SUS) e as prefeituras. O secretário ainda pretende ter papel ativo no combate ao avanço das doenças mais comuns no estado, sobretudo as transmissíveis.
Perfil dos novos secretários
O deputado Vicente Caropreso assume a Secretaria da Saúde no lugar de João Paulo Kleinübing. Nascido em Blumenau, formou-se em Medicina na década de 1970 e especializou-se em Neurologia, tendo atuado em hospitais de Florianópolis, Brusque, Blumenau e Jaraguá do Sul. Foi eleito vereador em Jaraguá do Sul em 1996, deputado federal para a legislatura 1999-2003 e foi eleito deputado estadual em 2014. Até a posse, o adjunto Murillo Capella responde interinamente pela secretaria.
Já o deputado Leonel Pavan assume a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte no lugar de Filipe Mello. Natural do Rio Grande do Sul, Pavan tem base eleitoral no Vale do Itajaí. Empresário, já foi vereador, prefeito, deputado federal e senador. Em 2006, elegeu-se vice-governador no segundo mandato de Luiz Henrique da Silveira e, em março de 2010, com a renúncia do titular para concorrer ao Senado, assumiu o comando do Estado. Foi eleito deputado estadual em 2014.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.