Com um crescimento maior que o esperado em 2008, o mercado de franquias não se abalou pela crise. Para este ano, as perspectivas continuam boas. Para o Sistema Brasileiro de Hotéis, Lazer e Turismo, o sistema de franquias tem garantido sucesso para a empresa
Apesar da crise financeira, o setor de franquias supera as expectativas de crescimento. O balanço é da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que está otimista em relação a 2009. Em 2008, o faturamento desse mercado foi de R$ 55 bilhões, representando um crescimento de 19,7% em relação a 2007. Para este ano, a ABF estima um crescimento de 13%, já considerando o fator crise.
O Sistema Brasileiro de Hotéis, Lazer e Turismo (SBTUR), considerado uma das maiores redes de agências de turismo do sul do país, começou a funcionar com sistema de franquias em 2007, e comemora o sucesso do investimento. Atualmente, são 20 lojas franqueadas, distribuídas em seis estados brasileiros. “Todas as franquias SBTUR respeitam a mesma identidade visual. As lojas também usam o mesmo software de gestão de negócios, recebem treinamento para a equipe e suporte personalizado”, explica Cristóvão Loureiro, gerente de marketing da empresa.
No próximo final de semana, nos dias 10 e 11, o SBTUR realiza, em Florianópolis, a segunda Convenção Nacional de Franqueados SBTUR. O encontro, que acontece no Praiatur Hotel, na praia dos Ingleses, vai reunir os diretores de todas as franquias do Sistema. Um dos destaques da Convenção será a palestra com o engenheiro mecânico, especializado em marketing, Renato Botter Maio, que vai falar sobre desenvolvimento profissional, motivação e comprometimento com a empresa.
Na programação do evento, estão também palestras com profissionais do mercado de franquias e turismo, e oficinas para construção do planejamento estratégico do SBTUR para 2010. Durante o encontro, os diretores do SBTUR apresentarão ainda, o novo site da empresa, que foi reformulado para facilitar o acesso de franqueados e associados.
A segunda Convenção de Franqueados do SBTUR celebra também o aniversário da empresa, que completa 10 anos em outubro. Ao longo do final de semana, além das atividades do encontro, será realizada também uma confraternização para os franqueados.
Mercado de Franquias
Atualmente, segundo a ABF, operam no Brasil 1379 redes de franquia, responsáveis por aproximadamente 648.000 postos de trabalho diretos e 2.592.000 indiretos. Para os economistas, o mercado de franquias sempre foi uma boa alternativa para quem deseja empreender. As franquias costumam carregar consigo clientes cativos, experiência no mercado e práticas bem-sucedidas de gestão.
Sobre o SBTUR
Especializado em Turismo Social, o SBTUR é considerado uma das maiores redes de agências de turismo do sul do país, com cerca de 500 hotéis cadastrados. Cada vez mais, o Sistema ajuda a democratizar o acesso ao turismo e se torna uma alternativa eficiente para quem deseja programar e viabilizar viagens.
Para os programas tradicionais, há quatro planos disponíveis. Os preços mensais variam entre R$ 89,80 e R$ 359,20, isto é, de sete a 28 diárias por casal. Os valores podem ser aplicados tanto na utilização dos serviços de hospedagens, quanto no investimento dos pacotes turísticos oferecidos pela agência. “O custo benefício é alto. Por meio de uma parcela programada no orçamento o usuário do sistema pode contar com um serviço personalizado e de qualidade”, explica Paulo de Brito Freitas, presidente do SBTUR.
SERVIÇO:
O que: Convenção Nacional de Franqueados SBTUR
Quando: 10 e 11 de outubro
Onde: Praiatur Hotel – praia dos Ingleses, Florianópolis
Mais informações: www.sbtur.com