Após várias assembleias de trabalhadores ligados aos sindicatos da INTERSINDICAL e da INTERCEL que representam os empregados da CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina), os 3.365 eletricitários que estavam parados há dez dias, voltaram ao trabalho na tarde desta quarta-feira, 5.
Os trabalhadores aceitaram o aumento linear de 6,32% e mais 3,06% no PCS (Plano de Cargos e Salários). A proposta foi construída ontem em audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, sob a coordenação da Procuradora Regional do Trabalho, Cinara Sales Graeff.
Até ontem à tarde, antes da audiência, mais de 11 mil unidades estavam sem energia no estado, sendo que pelo menos quatro mil a mais de 24 horas. No retorno ao trabalho os funcionários prometeram uma força tarefa para normalizar o serviço o mais breve possível.
No acordo também está previsto 30 vales-alimentação no valor de R$ 34,00 (trinta e quatro reais) e quanto ao auxílio babá/creche será estudado um reajuste.Em relação aos trabalhadores admitidos até 30/09/2016, a CELESC se compromete a não retirar, nem mesmo por meio de negociação coletiva, a gratificação diferenciada de férias, o anuênio, a gratificação de 25 anos e a licença prêmio.
Os dias parados não serão descontados dos trabalhadores.