O Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da UFSC, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, participa no próximo dia 30, quarta-feira, a partir das 8 horas, do mutirão nacional de cirurgias, exames e consultas. Serão feitos 10 exames de cateterismo diagnóstico e 24 exames de angiotomografia.
A iniciativa envolve mais de três mil pessoas nos 39 hospitais universitários federais filiados à Ebserh, presentes nas cinco regiões do Brasil. No caso da HU da UFSC, participam 11 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e radiologia.
A expectativa é diminuir em cerca de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS). Para alcançar o número, cada instituição definiu as especialidades que mais contemplam as necessidades de saúde de sua região.
Dos 39 hospitais que vão contar com atividades na data, 21 realizarão cirurgias visando atender mais de 1.000 pacientes. Já para procedimentos ambulatoriais como exames, diagnósticos e ações educacionais preventivas, 31 instituições da rede Ebserh disponibilizarão colaboradores para atender mais de 2.300 pessoas. No total, cerca de 1.000 profissionais de saúde vão atender em todo o país.
Em Santa Catarina, segundo os organizadores do Mutirão, a ideia é diminuir a demanda reprimida em cateterismo e zerar a fila em angiotomografia da Secretaria de Estadual de Saúde.
As informações são da Agecom.