spot_imgspot_img
Florianópolis, 4 fevereiro 2025

Confira os pontos próprios e impróprios para banho nas praias de Florianópolis

GeralConfira os pontos próprios e impróprios para banho nas praias de Florianópolis
spot_img

UniSul abre inscrições para vestibular 2025

Candidatos com melhores colocações podem receber bolsas de estudos A...

O Boticário traz experiência de beleza e bem-estar na Arena de Verão Destino SC

A ativação da marca em praias de Santa Catarina permitirá que...

Abertura do Ano Legislativo da Câmara Municipal de Florianópolis

Em sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (03),...
spot_img

Compartilhe

Durante a alta temporada, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulga semanalmente um relatório de balneabilidade das praias de Santa Catarina, indicando os pontos próprios e impróprios para banho. 

No relatório emitido na última sexta-feira, 23, consta que 76, 2%, o que corresponde a 163 pontos analisados, estão próprios para banho no Estado. No interior do Estado, 79,4% (108) locais estão aptos para os banhistas. 

Praias de Florianópolis

Dos 75 pontos monitorados em Florianópolis, 73,3% (55) estão próprios para banho. As análises foram feitas entre os dias 19 e 23 deste mês.

Veja no quadro abaixo os pontos próprios e impróprios para banho em Florianópolis (para conferir a situação dos outros locais de SC, clique aqui)

As tradicionais placas que apontam as condições das praias têm sido constantemente alvo de vandalismo. Para que o banhista possa conferir a qualidade das praias de forma rápida e segura, a Fatma disponibiliza o relatório no site da Fundação ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Como é feito                                  

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Para esta temporada, as amostras começaram a ser coletadas em  31 de outubro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é  considerado próprio.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.