A partir desta terça-feira, 8, as relações internacionais dos catarinenses com a Argentina ficarão mais próximas com a instalação de uma Câmara de Comércio da Argentina dedicada à Santa Catarina. O lançamento da Câmara é parte da agenda do embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariños.
O embaixador destacou a importância de Santa Catarina nas relações exteriores da Argentina com o Brasil. “Santa Catarina já é uma parte central, uma plataforma muito importante do relacionamento da Argentina com este país. Queremos fazer muito mais“, disse Magariños.
Para o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, a instalação da Câmara deve ampliar o comércio exterior entre os lados. “Esperamos fortalecer as relações comerciais de Santa Catarina com a Argentina, que é terceiro principal destino das exportações catarinenses”, lembrou Virmond. Em 2015, Santa Catarina exportou para a Argentina US$ 458,8 milhões e as importações do estado vindas do país vizinho somaram US$ 920,7 milhões no mesmo período.
A ideia da criação da Câmara de Comércio Argentina-Santa Catarina surgiu na reunião entre o secretário Virmond e o cônsul da República da Argentina em Santa Catarina, Gustavo Ricardo Coppa, em 28 de julho deste ano. A partir daquela reunião, o consulado argentino angariou o apoio da Fiesc e à Fecomércio SC ao projeto. “Com a implantação da Câmara na Capital, a terceira no Brasil, vamos potencializar as oportunidades de abrir mercados e atrair investimentos”, prevê o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
Entre as atribuições da Câmara, além do fortalecimento das relações comerciais, está o estímulo a cooperações educacionais, ampliação do relacionamento entre instituições, e a promoção do turismo. De acordo com o secretário Virmond, o Governo do Estado tem a intenção de realizar uma missão governamental a Buenos Aires em 2017.s s
As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.