O II Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative terminou nesta quarta-feira, 5. Ao todo foram cinco participantes na etapa profissional e quatro na acadêmica. Junto dos concorrentes haviam auxiliares e os professores orientadores – no caso dos estudantes. As premiações das disputas serão entregues no sábado, 8, às 14h, no local da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra).
Na categoria acadêmica, realizada ontem, 5, na Faculdade Estácio Florianópolis, a primeira colocação ficou com a estudante Sádia Silva Oliveira. Durante a prova ela foi auxiliada por Marcio José Conceição e a professora orientadora Katarzyna Bortnowska Marinho. O prato apresentado pela equipe foi um Jardim de ostras levemente defumadas ao molho de tucupi. Como prêmio ela receberá uma viagem nacional de intercâmbio. Veja a foto abaixo:
Prato da 1a colocação na etapa acadêmica da estudante Sádia Silva Oliveira (foto: Rafaela Martins/PMF)
A segunda colocação foi para o prato ostra royale à moda manezinho elaborado pelo acadêmico Vitor Hahn Monteiro Lufchitz, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Ele teve como auxiliar Newton Kramer dos Santos Neto e o professor orientador Gustavo Adolfo Maresch.
Ostra royale à moda manezinho do representante do IFSC (foto: Rafaela Martins/PMF)
Em terceiro lugar ficou o acadêmico Getulio Freitas Filho, da Faculdade SENAC. Auxiliado por Rafael Vieira da Silva e o professor orientador Arnaldo Toro, ele apresentou uma prato de ostras envolvidas em presunto cru ao hollandaise de limão e risotini negro.
Ostras envolvidas em presunto cru ao hollandaise de limão e risotini negro, Senac (foto: Rafaela Martins/PMF)
Categoria profissional
Já na categoria profissional o chefe do Freguesia Oyster Bar e Restaurante, Sergio Andres Galvis Olaya e Driele Jaroseski, obteve pela segunda vez a primeira colocação no Concurso. Nesta etapa, realizada na Faculdade SENAC, cada concorrente deveria apresentar uma entrada e um prato principal, e ele elaborou uma canoa de ostras e um espeto de ostras mané. Como prêmio ele receberá uma viagem internacional de intercâmbio.
Os segundos colocados foram Edgar Pari Titto e Kevin Leon Gamboa, do Restaurante Sabor Peru. A entrada deles foi ostras com aromas cítricos, rabanete e pimenta, e o prato principal era ostras em beterrada com espuma de maracujá e purê do campo.
Por fim, o Costão do Santinho obteve a terceira colocação com a apresentação dos chefes Ricardo Soares Fernandes e Andria Yuri Shigueno Fernandes. Como entrada eles serviram areia de mandioca com ostra in natura e espuma de limão. Em seguida produziram um prato de ostra ao bafo de bergamota com baroa assada e pesto de coentro.
Em ambas categorias os segundos lugares receberão um valor de R$ 1 mil e os terceiros, R$ 500,00, durante a cerimônia de premiação, no sábado.
O objetivo do concurso é o de valorizar o título concedido em 2014 para a Capital, de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, além do molusco que dá nome a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana.
As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Capital.