Começou nesta quarta-feira, 7 e vai até o dia 10 de setembro, na UFSC, o maior evento de debates competitivos universitários já realizado no Brasil. A terceira edição do Campeonato Brasileiro de Debates chega à capital catarinense com o maior número de debatedores já registrado, envolvendo algumas das maiores universidades do país, como USP, UFMG, UFRJ, UFSC, UFC, IBMEC, OPET, UFPB e UFV.
O torneio é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Debates, uma associação sem fins lucrativos que busca estabelecer a cultura de debates no país. O modelo de debates adotado nos campeonatos é o British Parliamentary, utilizado pelas maiores instituições de ensino do mundo, entre elas Harvard, Cambridge, Yale, Oxford e Princeton. O grande diferencial desse formato é que os debatedores não escolhem o posicionamento que defenderão, o que os estimula a estudar os temas amplamente e compreender pontos de vista divergentes dos seus.
Este ano, os assuntos debatidos serão Ética e Moralidade, Religião e Estado no Séc. XXI, Marco Civil da Internet, Esportes, Direito dos Animais, Segurança Pública, Estado e Cultura, Política Econômica Internacional, Combate ao Terrorismo e Povos Indígenas (tema da grande final).
III CAMPEONATO BRASILEIRO DE DEBATES
DATA: 7 a 10 de setembro
HORÁRIOS:
Dias 8 e 9 (quinta e sexta): das 8h às 18h
Dia 10 (sábado): das 8h às 13h; Grande Final entre 16h e 18h.
LOCAL: Centro de Ciências Jurídicas da UFSC -Campus Universitário Trindade – Florianópolis – SC.