spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Balé Nacional de Marselha se apresenta em Florianópolis

VariedadesBalé Nacional de Marselha se apresenta em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Espetáculo faz parte das comemorações do ano da França no Brasil.

Florianópolis será o palco para a estreia em solo brasileiro do Balé Nacional de Marselha, com o espetáculo “Métamorphoses”, em um evento que integra as comemorações oficiais do Ano da França no Brasil. O espetáculo será apresentado no dia 29 de setembro no Teatro Governador Pedro Ivo e conta com a direção geral e coreografia de Frédéric Flamand e cenário e figurino dos irmãos Fernando e Humberto Campana.

“Métamorphoses” foi criado em 2007 para o Grand Théâtre de Luxembourg e se inspira livremente no texto homônimo de Ovídio, poema mitológico latino composto de 15 livros escritos nos anos 1 ou 2 depois de Cristo. A obra, uma das mais significativas da literatura da Roma Antiga, compreende cerca de 12.000 versos e relata as fábulas sobre as metamorfoses relativas à transformação de deuses ou heróis em animais, plantas ou rochas. Frédéric Flamand escolheu para o espetáculo os personagens mais expressivos que, através de metamorfose, se tornaram imortais.

O espetáculo é composto de obras de compositores como George Van Dam, Sergei Prokofiev, Walter Hus, Maurice Ravel, Biosphere, George Antheil, Igor Stravinski, Philip Jeck e Jacob Kirkegaard, Camille Saint-Saëns e Arcangelo Corelli.

O espetáculo é marcado contrastes: ordem e caos, estabilidade e mudança, irracionalidade e lógica fria. “Não quisemos fazer nada muito racional, fomos pela emoção, pelo modo artesanal, para trazer alguma coisa das nossas raízes. O desenvolvimento do cenário e figurino levou seis meses para ser concluído. Foram inúmeras viagens à Marselha e diversos encontros com o diretor, até que chegássemos ao desenho final”, dizem Humberto e Fernando Campana.

O Balé Nacional de Marselha foi fundado em 1972 por Roland Petit e é uma das mais celebradas companhias de dança do mundo. Em 1992, foi criada a Escola de Dança de Marsellha, que atende cerca de 120 alunos e prepara-os durante nove anos até sua profissionalização como dançarinos. Desde 2005, a companhia e a escola estão sob direção de Frédéric Flannand.

Além de Florianópolis, o espetáculo também será apresentado em São Paulo (de 2 a 4 de outubro), Rio de Janeiro (7 de outubro) e Brasília (10 e 11 de outubro). O Balé Nacional de Marselha é subsidiado pela cidade de Marseille, pelo Ministério da Cultura e Comunicação da França e pela região de Provence-Alpes-Côte d’Azur. Os patrocinadores internacionais da turnê são GOL e CulturesFrance. Em Florianópolis, a apresentação é realizada por Pró-Cultura e tem o patrocínio do Funcultural, e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Serviço:

“Métamorphoses”
29 de setembro, às 21h
Teatro Governador Pedro Ivo
Centro Administrativo do Governo, na SC-401, Km 5
Ingressos: R$ 40 e R$ 20