O Consultório Itinerante (Caminhão da Oftalmologia), uma parceria entre a Prefeitura, o Hospital Universitário e a Sociedade Catarinense de Oftalmologia, entra em ação mais uma vez neste sábado, 17. O projeto é uma alternativa para diminuir a fila de espera da especialidade, atendendo a crianças a partir de seis anos, selecionadas pelos programas Saúde na Escola e Educação de Jovens e Adultos.
Atualmente, perto de duas mil crianças aguardam na fila por uma consulta de oftalmologia, uma espera de quase um ano para o agendamento. Por isso, a Secretaria de Saúde pede aos pais que avisem aos centros de saúde quando não puderem comparecer à consulta, para que outros tenham a oportunidade. Apesar de o projeto prever o atendimento de 100 crianças por edição, os índices de absenteísmo chegam a 50%.
As crianças agendadas passam por consulta e já saem do Caminhão da Oftalmologia com os óculos, no mesmo dia. Com a ação, a prestação de serviços de oftalmologia para essa faixa etária deixa de ter custos para o Município. Os óculos e os profissionais são disponibilizados pelo Hospital Universitário.
A triagem dos pacientes é feita pelas equipes do Programa Saúde na Escola e o agendamento para o Caminhão da Oftalmologia nos centros de saúde de Florianópolis. Após zerar a demanda da Capital, o caminhão atenderá também a crianças dos outros municípios da Grande Florianópolis e posteriormente de outras regiões do Estado.
O projeto Consultórios Itinerantes é instituído pelo Ministério da Saúde no âmbito do Programa Saúde na Escola e do Programa Brasil Alfabetizado. São veículos adaptados e equipados para o desenvolvimento de ações educativas e de atenção à saúde oftalmológica, contendo consultório para atendimento especializado e laboratório de montagem de óculos.
As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.