Comédia de Silveira Sampaio satiriza sociedade carioca |
Cinco debates estão entre os destaques da 2ª Semana Ousada de Artes nesta quinta-feira, 24/9. Os encontros serão realizados no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir de 15h, discutindo os temas ´A metafísica da linguagem nas veredas do Grande Sertão`; ´Husserl e Kandinsky: em busca da arte ideal` (16h); ´A arte como criadora do real` (17h); ´A tradução como problema filosófico: as explicações da poesia de Hölderlin` (19h). O último, às 20h, é ´Sobre Cézanne`.
Música
Na música, o dia começa com a presença do trio Mistura e Manda, às 12h30min, na Concha Acústica da UFSC. O grupo toca choro e música instrumental num repertório que vai dos choros tradicionais do início do século XX às melodias contemporâneas da nova música brasileira. Formado por Thiago Larroyd no bandolim, Pedro Cury no violão de sete cordas e Lê Souza no pandeiro, o trio exibe composições próprias e novos arranjos para a música de compositores como Tom Jobim, Baden Powell, Guinga, Edberto.
Às 18h é a vez do Grupo Molécula Sônica se apresentar no Centro de Ciências da Educação da UFSC. O objetivo da banda, formada pelo guitarrista Galvão, a pianista e violoncelista Tatyana e a violonista Flora, é criar um universo particular e caracterizado por uma atmosfera lúdica e onírica.
Dança
No Teatro Pedro Ivo, a partir de 20h, estão programados o primeiro e segundo ato da VIII Mostra Dança do Cefid (Udesc). Vinte grupos de dança farão apresentações de dois a oito minutos. Os ingressos podem ser adquiridos até quinta, na bilheteria do Teatro Pedro Ivo ou do Teatro Ademir Rosa (CIC), a partir de 13 horas, em troca de 1kg de alimento não-perecível.
Cinema
No cinema, a programação desta quinta-feira prevê o Intertela III, a partir de 15h, na Sala Preta (402), do Centro de Comunicação e Exptessão da UFSC. A proposta reúne videopoemas de até 5 minutos em DVD, a fim de divulgar e refletir sobre um gênero que se consolida como arte poética audiovisual. A mostra vai congregar trabalhos e reunir artistas e pesquisadores de literatura, cinema, teatro e outras áreas afins para apresentação, discussão de novos gêneros híbridos com os artistas que se disponham a testar essa experiência.
No Museu da Escola Catarinense acontece o terceiro dia da Mostra de Curtas Adultos Unisul/Udesc, às 19h, com cinco produções de alunos das duas instituições.
Teatro
No Teatrinho da UFSC, às 20h, o espetáculo “Triângulo Escaleno” será apresentado sob direção e produção de Carin Dell’Antonio e Mara Maria. Na história, Dr. Carneiro encontra o amante de sua esposa trancado no armário do seu quarto. Cheia de imprevistos, diálogos de gentilezas e mutuo entendimento, esta comédia de Silveira Sampaio retrata, satiricamente, os costumes da sociedade carioca dos anos 50.
Artes visuais
Sete exposições e intervenções artísticas fazem parte da Semana, ocupando espaços na UFSC e Udesc. A “Mostra [dois]: a entropia das coisas” pode ser vista no Museu da Escola Catarinense, reunindo obras de 12 artistas e um grupo de arte contemporânea. Outra coletiva, “Homenagem a Max Moura”, acontece na Galeria de Arte da UFSC, fazendo uma reverência ao pintor florianopolitano recentemente falecido. A mostra “Corpo masculino, olhares femininos” tem seu último dia de apresentação na quinta-feira, na sala Goiabeira do Centro de Eventos. A intervenção “Circuito Nova Paisagem” do artista Allison Silva no Hall do Centro de Eventos, ocorre, como as outras apresentações de Artes visuais, todos os dias da Semana, das 9h às 22h.
Moda
Outros sete eventos pertencem à área da moda, que tem na Udesc um curso conceituado. Na UFSC, das 9h às 22h, acontecem as exposições da Modateca do Centro de Artes (Ceart), “Figurinos de cinema” (Hall da Reitoria), “Trajos folclóricos dos Açores” (espaço cultural do NEA). Das 9h às 19h, haverá apresentação dos projetos Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), o Publicar Moda da Udesc e o programa de extensão EcoModa do Ceart. Na Udesc, das 9h às 19h, será mostrado o trabalho da Teciteca do Ceart/Udesc, no Museu da Escola Catarinense.
Outras atividades – design, arquitetura, performance
Às 20h30min, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, será apresentado o espetáculo Tentacle Ensemble Collective: “Urbanóide & Bobby Fischer”. Para obter o ingresso, é necessário levar um kit higiênico com sabonete e pasta dental. A troca pode ser feita quinta-feira, no hall do Ceart/Udesc, das13h às 15h30.
Também podem ser vistas as exposições dos alunos dos cursos de Design da UFSC, na sala Laranjeira, no 2º pavimento do Centro de Cultura e Eventos, das 9h às 22h, até quinta-feira. Já os trabalhos dos alunos Udesc estarão expostos, das 9h às 19h, no Museu da Escola Catarinense.
O curso de Arquitetura da UFSC responde por duas exposições: “Arquitetando sentidos: imagens, som, espaço e movimento”, na sala Aroeira, e “Arquitetura do imaginário”, na sala Pitangueira, no 2º pavimento do Centro de Cultura e Eventos. Ambas estarão expostas até quinta-feira, das 9h às 22h.
Há mais dados e a programação completa da Semana no site
www.semanaousada.ufsc.udesc.br
Mais informações podem obtidas na SecArte/UFSC, pelos fones 3721-8329 e 3721-9279, e no Núcleo de Comunicação do Ceart/UDESC, pelo fone 3321-8350. Contatos com a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Borges, podem ser feitos pelo telefone 9969-3464, e com a professora Claudia Maria Messores, na UDESC, pelo fone 9912-3521.
Por Natália Izidoro / Bolsista de Jornalismo na Agecom