Nesta terça-feira, 22, milhares de municípios em todo mundo participam do Dia Mundial na Cidade Sem Meu Carro e em Florianópolis a Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais, com o IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) e Guarda Municipal, estará promovendo atividades conclamando as pessoas a utilizarem formas alternativas de mobilidade que não o automóvel. A partir das 9 horas, em frente ao TICEN, acontece a distribuição de mudas de plantas para as pessoas que optarem pelo ônibus ou o transporte ativo, além de panfletos para a população. Durante todo o dia ônibus extras com partidas dos terminais de integração estarão circulando de acordo com a demanda para garantir o deslocamento de quem optar pelo transporte coletivo. A idéia é retirar o maior número possível de carros das ruas, mostrar a importância de outros meios de transportes, especialmente os não poluentes, e discutir novos modais de mobilidade urbana.
O material enfatiza as medidas postas em prática pela Secretaria dos Transportes para melhorar a mobilidade urbana, como as faixas exclusivas ou preferenciais (Linhas Brancas) para ônibus, que estão tornando o uso do transporte coletivo mais rápido que o carro nos horários de pico, e a implantação de ciclo-vias em toda a cidade para incentivar o uso de bicicletas como alternativa de deslocamento. O vice-prefeito e Secretário de Transportes, João Batista Nunes diz que a idéia quebrar o paradigma do uso do carro e criar uma nova cultura de mobilidade que priorize o transporte urbano e a humanização da cidade com mais espaços para os pedestres.
Aproveitando o slogan do evento mundial “um clima melhor para as cidades”, serão distribuídas mudas de plantas (flores, árvores frutíferas e ornamentais) doadas pela Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) para incentivar a preservação ambiental. A iniciativa marca também as comemorações o início da Primavera. Já nos semáforos das principais vias a Guarda Municipal estará distribuindo aos motoristas material sobre educação para o trânsito.
SEM CARRO
A idéia da mobilização por um dia sem carro surgiu na França em 1997 e em pouco tempo se espalhou pela União Européia. No ano passado municípios de 36 países realizaram a jornada que busca uma mobilidade sustentável, respeito ao meio ambiente e maior qualidade de vida. A versão brasileira do evento teve início em 2001, quando 11 cidades realizaram seu dia sem carro, e atingiu o ápice em 2007, com 56 municípios, entre eles 18 capitais, aderindo ao movimento.