Nesta semana, estarão em cartaz no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) dois filmes de diretores latino-americanos: o cubano Memórias de subdesenvolvimento (de Tomar Gutierrez Alea) e o brasileiro Jango (de Silvio Tendler). As sessões são gratuitas e ocorrem sempre às 20h, de quinta-feira a domingo.
A realização é uma parceria entre Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o curso de Cinema da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
Dias 9 e 11 de junho de 2016 (quinta-feira e sábado), às 20h:
Memórias de subdesenvolvimento
Direção: Tomas Gutierrez Alea
Duração: 110min
Ano: 1968
País: Cuba
Classificação etária: 10 anos
Sinopse: Cuba, início dos anos 1960. Logo após a revolução, os pais, os amigos e a esposa de Sergio (Sergio Corrieri) abandonam a ilha e partem para Miami, nos Estados Unidos. Subitamente sozinho em Havana, ele passeia pelas ruas, acompanha as mudanças e conhece a jovem Elena (Daisy Granados).Prêmio FIPRESCI e Prêmio Dom Quixote no Festival de KarlovyVary de 1970.
Dias 10 e 12 de junho de 2016 (sexta-feira e domingo), às 20h:
Jango
Direção: Silvio Tendler
Duração: 115min
Ano: 1984
País: Brasil
Classificação etária: Livre
Sinopse: O governo de João Goulart enquanto presidente do Brasil (1961-1964). Trilha sonora desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso. A edição foi conduzida por Francisco Sérgio Moreira e os produtores associados foram Denise Goulart (filha do ex-presidente) e Hélio Paulo Ferraz. Jango levou mais de meio milhão de espectadores às salas de cinema, tornando-se o sexto documentário de maior bilheteria da história do cinema brasileiro.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Catarinense de Cultura.