Durante a primeira quinzena de junho, as condições meteorológicas e oceanográficas estão favoráveis à pesca da tainha no Litoral catarinense, devido ao predomínio de massas de ar frio de origem polar, que vão avançar com frequência pelo Sul do Brasil.
O vento predominante do quadrante Sul favorece a chegada de águas mais frias do Sul do continente. Neste final de semana, ocorre uma rápida variação do vento para o quadrante Nordeste. Esse vento encosta os cardumes de tainhas nas praias e diminui as ondulações geradas pelo vento do quadrante Sul, resultando em boas condições para a pesca da tainha.
Nesta sexta-feira e sábado, as temperaturas diminuem no Estado.Uma intensa massa de ar frio mantém as temperaturas baixas, especialmente nas áreas altas de Santa Catarina e, sobretudo no Meio-Oeste e Planalto, com formação de geada. Essa condição se dá devido à massa de ar polar que atua no Sul do Brasil.
A tendência indica que no domingo e na próxima segunda-feira áreas de baixa pressão sobre o Paraná e parte de Santa Catarina mantêm mais nebulosidade e condições de chuva na divisa entre esses estados. Especialmente no Litoral Norte do Estado, o volume acumulado pode ser mais alto. O frio deve continuar na próxima semana.