spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 fevereiro 2025

Delegado aposentado da PF assume a Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito da Capital

SegurançaDelegado aposentado da PF assume a Secretaria de Segurança e Gestão do...
spot_img

Cidades Invisíveis se une à cultura no Carnaval 2025

Mulheres do Coletivo Costura Perifa, do Instituto, customizam abadás...

Jurerê OPEN promove Carnaval com programação para as crianças

Haverá bailinho, blocos de marchinhas, oficina de máscara, camarim...
spot_img

Compartilhe

O delegado aposentado da Polícia Federal José Paulo Rubim Rodrigues, que tomou posse nesta segunda-feira, 9, como secretário de Segurança e Gestão do Trânsito de Florianópolis, pretende, de imediato, procurar o secretário de Segurança Pública do Estado com vistas à realização de um trabalho em conjunto.

Como secretário, Rubim também responderá pela Guarda Municipal e pela Defesa Civil.

“Dr. Rubim”, como é conhecido, que integrou a Polícia Federal por 32 anos, desde 1976, destacou que o combate às drogas sempre foi uma preocupação sua.

Logo após a posse, Rubim também quer reunir os técnicos municipais da área de trânsito para, juntos, procurarem soluções para problemas que afligem a sociedade.

O delegado aposentado deixa claro seu entendimento acerca da importância que a Guarda Municipal tem, no que diz respeito à segurança das comunidades. “Eu acredito que o futuro da segurança pública ainda seja uma guarda civil”, opinou.

Quanto à Defesa Civil, diz que, embora a equipe da Capital seja pequena, está dando conta do recado, graças ao trabalho de prevenção que realiza. Mas Rubim acredita que “precisamos estar sempre inovando e nos aprimorando”. E, pensando assim, adianta que vai procurar a Secretaria Nacional de Segurança Pública para tentar firmar convênio que viabilize cursos, treinamentos, materiais e recursos para a área.

José Paulo Rubim Rodrigues passou a atuar como delegado da Polícia Federal em 1983, e passou por todos os cargos de chefia e direção do Departamento de Polícia Federal. Foi lotado nas superintendências da instituição nos Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Alagoas, onde se aposentou em 2003.

Entre seus feitos, foi secretário de Estado da Defesa Social de Alagoas, entre 2008 e 2010, e coordenador da Missão especial contra o crime organizado no Espírito Santo, em 2012. Desde 2010, atuava como advogado nas áreas de direito penal e tributário.