A terceira temporada do projeto Limpeza dos Mares, organizado pela Associação Náutica (Acatmar) retirou do fundo das águas, praia e costões de Praia Grande, em Governador Celso Ramos, cerca de quatro toneladas de resíduos. O trabalho ocorreu no último dia 14 de maio e contou com 150 voluntários e 45 mergulhadores, além do apoio da prefeitura do município. “Em todas as edições tivemos a ajuda de muita gente sensibilizada com o trabalho. Em seis etapas já conseguimos 27 toneladas que comprometiam nossas águas”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar.
Iniciado em 2014 o projeto Limpeza dos Mares Acatmar, a cargo da Associação Náutica, chamou a atenção do público para o lixo coletado no fundo das águas do entorno da Ilha do Arvoredo, Ilha do Francês e o canal da Barra da Lagoa, na Grande Florianópolis, somente para citar alguns exemplos. Foram recolhidos resíduos dos mais variados tamanhos e origens, que prejudicam a fauna marinha, oferecem riscos à navegação e também minam o mergulho de observação, atividade pouco explorada em nosso litoral.
A iniciativa tem apoio da Capitania dos Portos, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), Polícia Federal, Iate Clube Veleiros da Ilha e o Grupo de Trabalho Náutico de SC – o projeto já ganhou o prêmio Top Turismo, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de SC (ADVB/SC). Os participantes formam equipes de mergulhadores profissionais e amadores – alguns de estados vizinhos – além de pessoal de apoio em lanchas e em um barco-base. “Nossa previsão é estender o projeto a outras áreas em breve”, avisa Álvaro Almeida, diretor de Mergulho da Acatmar. O Evento é uma Realização da Acatmar, com organização da Escola de Mergulho Acquanauta e da Projecta Eventos.