As celebrações em devoção ao Espírito Santo já movimentam alguns bairros de Florianópolis que preservam a tradição de mais dois séculos, introduzida na cidade pelos imigrantes açorianos. A largada para os festejos acontece neste sábado, 7, às 9h30, em frente à Casa da Memória, no Centro, quando comitivas de todas as comunidades festeiras do município se reúnem para um desfile de cortejos imperiais pelas ruas do Centro Histórico.
A atividade, que acontece pelo sexto ano consecutivo, marca a abertura do Ciclo de Festas do Divino na Capital.
Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, a programação abrange o encontro das bandeiras do Divino Espírito Santo em celebração na Catedral Metropolitana. Além de comitivas das 14 comunidades de Florianópolis que realizam a festa em 2016, o evento contará com a participação de representações das cidades de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos.
A partir das 9h, os festeiros e devotos vão se concentrar na Rua Padre Miguelinho, em frente à Casa da Memória, para realização da cerimônia de abertura do calendário festivo, que inclui o hasteamento da bandeira do Divino e a bênção dos pãezinhos que serão distribuídos ao público durante o desfile pelas ruas centrais. O cortejo vai seguir pelas ruas Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão), Sete de Setembro, Conselheiro Mafra, Mercado Público, Praça XV de Novembro e Rua dos Ilhéus, retornando ao Largo da Catedral.
Patrimônio cultural catarinense
Além de Florianópolis, dezenas de municípios do litoral catarinense preservam a tradição de devoção ao Divino Espírito Santo, preservando a herança cultural deixada pelos açorianos que chegaram ao estado no século 18. Por conta disso, a tradição das Festas do Divino é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina pela Lei Estadual nº 15.731/2012.
Em atenção 2009, a capital catarinense passou a contar com a Lei Municipal nº 8010, que instituiu o Dia de Abertura das Festividades do Divino Espírito Santo na Capital. Em atenção à norma e às práticas culturais de grande parte da população, a Fundação Franklin Cascaes passou a divulgar o calendário festivo de forma coletiva a partir de 2010. A iniciativa tem como objetivo valorizar e fortalecer essa manifestação cultural, que ocorre no período de maio a setembro.
Em 2016, as primeiras Festas do Divino ocorrem nas comunidades do Centro, Lagoa da Conceição, Trindade e Ribeirão da Ilha, no mês de maio. Na sequência ocorrem as festividades nos bairros Prainha, Rio Tavares e Monte Verde (junho); Pântano do Sul e Campeche (julho); Barra da Lagoa (agosto); e Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro). A programação completa do Ciclo do Divino-2016 está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura (www.pmf.sc.gov.br/entidades/cultura).
O Quê: Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo 2016
Quando: sábado (7 de maio) / das 9h às 12h
Onde: Rua Padre Miguelinho – Centro
(em frente à Casa da Memória)
Quanto: gratuito
Desfile:
Concentração na Rua Padre Miguelinho – 9h
Saída do cortejo – 10h
Roteiro: Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão), Sete de Setembro, Conselheiro Mafra, Mercado Público, Praça XV de Novembro e Rua dos Ilhéus, retornando ao Largo da Catedral.
FESTAS DO DIVINO / FLORIANÓPOLIS
Centro – 12 a 15 de maio
Lagoa da Conceição – 12 a 15 de maio
Trindade – 13 a 22 de maio
Ribeirão da Ilha – 14 e 15 de maio
Prainha – 4 e 5 de junho
Monte Verde – 10 a 12 de junho
Rio Tavares – 5 a 7 de junho
Estreito – 17 a 19 de junho
Pântano do Sul – 2 e 3 de julho
Campeche – 16 e 17 de julho
Barra da Lagoa – 26 a 28 de agosto
Santo Antônio de Lisboa – 9 a 11 de setembro
Rio Vermelho – 9 a 11 de setembro
Canasvieiras – 23 a 25 de setembro
FESTAS DO DIVINO / OUTROS MUNICÍPIOS
Santo Amaro da Imperatriz – 13 a 16 de maio
Palhoça – 21 e 23 de maio
Governador Celso Ramos – 15 a 18 de Julho