Cerca de 100 alimentos vencidos foram apreendidos pela fiscalização municipal nesta quinta-feira, 12, no Mercado Estrela, no bairro Rio Grande, em Palhoça. Foram encontrados produtos como biscoito, margarina, condimentos e grãos. Muitos já não podiam mais ser consumidos há um ano.
A ação, que foi motivada por uma denúncia, levou Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa do Cidadão de Palhoça até o estabelecimento, onde foram constatadas as irregularidades.
O diretor do Procon, Élcio Schmitz, explica por que o Procon atuou neste caso, já essa é uma atribuição da Vigilância Sanitária. “Por ser questão de saúde pública, essa é uma competência da saúde, mas neste caso, nós atuamos por ter recebido a denúncia e flagrado a situação. Nós lavramos um auto de apreensão dos produtos, retirando todos de circulação e encaminhamos o caso para a Vigilância”, concluiu.
A vigilância Sanitária esteve no local e lavrou auto de intimação com prazo determinado para regularização dos produtos vencidos e outros problemas constatados durante a fiscalização. O local não tinha alvará de funcionamento, alguns produtos estavam sem rótulo e a limpeza do local foi considerada inadequada pelos fiscais.
“O local vai ter um prazo para se adequar, já que constatamos outras irregularidades que precisam ser corrigidas para manter o mercado em funcionamento. Quem constatar este tipo de situação em outros estabelecimentos deve denunciar à Vigilância pelo telefone 3047-5553”, explicou a fiscal da Vigilância Sanitária, Sara Comelli.