Inaugurada no dia 13 de maio de 1926, a Ponte Hercílio Luz está completando 90 anos nesta sexta-feira. Ainda que desativada para o tráfego de veículos e pedestres desde 1982, a ponte é a imagem mais recorrente de Santa Catarina, tanto em fotografias turísticas, quanto em cartões postais, obras de arte, camisetas e material informativo sobre o Estado. Transformada em monumento histórico, declarada como patrimônio municipal, estadual e federal, a Hercílio Luz é o símbolo catarinense mais visível e conhecido no país e no mundo.
A referência arquitetônica e histórica raras vezes divide opiniões. Qualquer pesquisa informal nas ruas revela que a supremacia dos catarinenses, florianopolitanos ou não, reconhecem na ponte um símbolo indispensável do Estado de Santa Catarina e querem que ela seja inteiramente recuperada e reinserida ao sistema viário, mesmo que com tráfego limitado.
A construção
Foram três anos e meio de trabalho. A Ponte Hercílio Luz foi construída entre novembro de 1922 e maio de 1926 pela empresa americana Byington & Sundstrom. Foi projetada pelo engenheiro David Barnard Steinman, das firmas associadas Robinson & Steinman. A inauguração oficial, com liberação para o trânsito, foi em 13 de maio de 1926.
Ponte foi construída entre novembro de 1922 e maio de 1926 (Foto: Deinfra/Arquivo)
Governador Hercílio Luz
A ideia inicial era nomear a estrutura como Ponte da Independência. Mas optou-se pelo nome Ponte Hercílio Luz em homenagem ao governador de Santa Catarina que foi um dos principais responsáveis pela idealização da obra.
Quando ainda era governador, em meados de 1924, a saúde de Hercílio Luz estava profundamente abalada, com diagnósticos de câncer de estômago. Então, em 8 de outubro de 1924, Hercílio Luz inaugurou simbolicamente a ponte, atravessando uma passarela pênsil de 18 metros de comprimento, construída em miniatura junto ao trapiche de Florianópolis, com escala 50 vezes menor que a original. Em 20 de outubro de 1924, 12 dias após a inauguração simbólica, Hercílio Luz faleceu e não pôde ver a obra concluída.
Um gigante de aço
A Ponte Hercílio Luz tem extensão total de 821 metros, sendo formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,5 metros; da Ilha, com 259 metros; e pelo vão central pênsil com extensão de 339,5 metros. A altura das torres principais é de 74,21 metros. A altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 metros. A estrutura de aço tem o peso aproximado de 5 mil toneladas.
Ponte Hercílio Luz é é a imagem mais recorrente de Santa Catarina, tanto em fotografias turísticas, quanto em cartões postais, obras de arte, camisetas e material informativo sobre SC (Foto: Eduardo Gentil/DeOlhoNaIlha)
Tombamentos
Em 4 de agosto de 1992, a Ponte Hercílio Luz foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis.
Em 13 de maio de 1997, o Governo do Estado homologou o Tombamento da Ponte Hercílio Luz, de propriedade do Estado de Santa Catarina. E no dia 15 de maio do mesmo ano, foi assinado declaração de utilidade pública para fins de aquisição por doação ou desapropriação, amigável ou judicial, os imóveis compreendidos na área de entorno da Ponte Hercílio Luz.
Também em 15 de maio de 1997, o Ministério da Cultura reconheceu a Ponte Hercílio Luz como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil.
Foto: Fábio Queiroz / Agência AL
A restauração
Em março de 2016, foi concluída a construção da estrutura chamada ponte segura. Trata-se da implantação de um apoio temporário, com a finalidade de estabilizar a estrutura da obra original, garantindo a sua integridade a efetiva conclusão de sua recuperação. Foram instaladas cinco estruturas em formato de treliças entre as quatro torres erguidas abaixo da estrutura original. Como a base das torres é submersa, o trabalho realizado foi bastante complexo.
Agora, já está em andamento a última etapa das obras de restauração. O contrato com o Grupo Teixeira Duarte foi assinado em março de 2016 e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril. O prazo de execução previsto é de 30 meses, o que permitirá a conclusão no segundo semestre de 2018.
Durante as obras de revitalização, a ponte já recebe movimentação de alguns veículos dos trabalhadores (Foto: Carmelo Cañas/DeOlhoNaIlha)
Interdições
A ponte foi interditada totalmente ao tráfego em 22 de janeiro de 1982. Em 15 de março de 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal. Mas em 4 de julho de 1991, a Ponte Hercílio Luz foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego e retirado o piso asfáltico do vão central, resultado em um alívio de peso da ordem de 400 toneladas, não tendo sido mais aberta ao tráfego.
Com informações da Fundação Catarinense de Cultura e da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado.
Ponte Hercílio Luz vista da região continental de Florianópolis (Foto: Carmelo Cañas/DeOlhoNaIlha)