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Florianópolis, 27 novembro 2024
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Projeto de restauração da Ponte Hercílio Luz é apresentado à comissão que irá acompanhar a obra

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Os trabalhos que são realizados na última etapa das obras da Ponte Hercílio Luz foram apresentados na primeira reunião da comissão que foi especialmente montada para acompanhar das obras de restauração e revitalização da estrutura. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, em Florianópolis. As informações são da assessoria de comunicação do governo estadual. 

“A intenção é dar transparência às ações executadas nesta última etapa de obras da ponte até a sua finalização. É necessário unificar as informações para que as entidades representadas nesta comissão acompanhem e possam debater o passo a passo desta tão importante obra de Santa Catarina”, informou o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura, Wanderley Agostini.

A comissão, instituída pelo decreto nº 642, do Governo do Estado, é composta  por representantes do Deinfra, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), pelas associações Catarinense de Engenheiros (Ace), Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Catarinense de Consultores de Obras Públicas (Accop) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). “Vamos no reunir a cada 30 ou 60 dias, informando as medições e qualquer alteração que ocorra”, explicou o consultor executivo de Infraestrutura do Deinfra, Cleiton Bortoluzzi.

A obra de restauração da Ponte Hercílio Luz está na última etapa e será executada pelo Grupo Teixeira Duarte. O trabalho está orçado em R$ 262,9 milhões, com prazo de execução previsto em 30 meses. O contrato foi assinado em março, e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril.

“Hoje, a última etapa da revitalização está em fase inicial. O grupo está fazendo de montagem do canteiro de obras, que deve estar concluído em cerca de 30 dias. Ainda não conseguimos visualizar a obra porque os funcionários estão se mobilizando e trazendo os equipamentos. Daqui a alguns dias, a comunidade já vai ter a oportunidade de ver a movimentação de homens e mais equipamentos na ponte”, disse Agostini.

O presidente do Crea/SC, Carlos Alberto Kitta Xavier, destacou que a comissão formada dá transparência e credibilidade à execução dos trabalhos. “Entendemos que nós, do meio técnico, estamos aqui para auxiliar o Deinfra nas questões inerentes à estrutura da ponte. Percebemos que o projeto foi muito bem elaborado”, afirmou.

O que será feito na Ponte Hercílio Luz

Durante a reunião, o engenheiro do Grupo Teixeira Duarte, José Luiz Silva, explicou sobre o que será feito na obra para a restauração da ponte. Os trabalhos preparatórios se iniciam com a montagem do canteiro de obras e gruas e com a desmontagem da estrutura existente.

Após essa etapa, serão feitas as instalações de macacos hidráulicos para transferência de cargas. Dentro desta fase, está o estaiamento provisório das torres principais, reforço das fundações dos pilones e torre dos viadutos, reforço do tabuleiro do vão pênsil, montagem de pórticos provisórios para substituição das barras de olhal, instalação de macacos hidráulicos e a transferência de cargas (para estruturas provisórias).

 

Outra etapa é o reforço da estrutura central da ponte, com a desmontagem de barras de olhal e pendurais, reforço de maciços de ancoragens e fundações, substituições de aparelhos de apoio e selas das torres e reforço da treliça do tabuleiro central do vão pênsil.

Em seguida, a montagem de novas barras de olhal e pendurais, transferência de carga definitiva e desmontagem de macacos hidráulicos. Após, serão feitos as desmontagens de pórticos provisórios e a montagem do novo pavimento. Ainda haverá a desmontagem de torres provisórias de sustentação e do canteiro.

Restauração da Ponte Hercílio Luz from Governo de Santa Catarina

História da Ponte

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.

Em abril de 2015, tendo em vista a situação emergencial da obra, o Governo do Estado contratou a empresa Empa para a conclusão da etapa da ponte segura. A empresa concluiu a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte, no dia 4 de outubro, cumprindo o prazo contratual que foi de 180 dias.

Em outubro de 2015, o Governo do Estado liberou a ordem de serviço para a conclusão das treliças da estrutura inferior que fazem a ligação entre os apoios e as torres principais da Ponte Hercílio Luz, trabalho concluído neste mês de março.